sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Boletim 08/2008

MOVIMENTO QUEM VEM COM
TUDO NÃO CANSA
Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2008. Boletim 08/2008.



Entre na nossa comunidade do orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21276125

Após dois meses de final de período e férias do meio de ano, voltamos com notícias importantes e convocando o conjunto dos estudantes para construir e fortalecer o novo Movimento Estudantil. MAIS UM GOLPE CONTRA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, QUE MERECE NOSSA REFLEXÃO E NOSSA AÇÃO PARA REVERTER O QUADRO CAÓTICO: DURANTE AS FÉRIAS, O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ APROVOU AS DIRETRIZES DO PLANO DIRETOR, TENTANDO MATERIALIZAR O REUNI. Entenda o quê aconteceu:

http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/08/aprovadas-as-diretrizes-do-plano.html

Sexta-feira, 15 de agosto às 18h no Centro de Ciências da Saúde no Fundão: Reunião dos CAs da UFRJ para discutir o Plano Diretor. Compareça:
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/08/muitos-j-esto-cientes-da-maneira.html

No Conselho Universitário de 12 de junho, encaminhamos uma proposta de discussão de metodologia para aprovação e calendário de debates pela UFRJ para aprofundarmos a temática do Plano Diretor. Infelizmente, ratificando sua estrutura antidemocrática, o CONSUNI negou:
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/12-de-junho-na-ufrj-sobre-namorados-e.html
Consideramos complicada também a omissão de alguns posicionamentos por parte da direção majoritária do DCE Mario Prata, que não discutiu sua posição acerca dos novos cursos aprovados pelo CONSUNI, sob os marcos do REUNI. Seguimos na tentativa de trazer nossos colegas de volta para as lutas: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/reunio-24-de-junho-prximos-passos-para.html

Estivemos na convocação do Encontro Nacional de Estudantes, que ocorreu dia 2 de julho em Sarzedo-MG: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/todosas-ao-encontro-nacional-de.html O ENE reuniu DCEs, CAs e Grêmios de diversas localidades de nosso país. Infelizmente, não avançou no encaminhamento de convocação do Congresso Nacional dos Estudantes para ampliarmos nossa reorganização e solidificarmos o novo Movimento Estudantil.
Veja as fotos: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/07/encontro-nacional-de-estudantes-2008.html
Veja as resoluções aprovadas na Plenária Final: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/08/resolues-do-encontro-nacional-dos.html
O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, junto ao Centro Acadêmico de Educação Física e Dança da UFRJ, assinou a tese “Avançar nas lutas e construir o novo Movimento Estudantil”: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/tese-encontro-nacional-de-estudantes.html

Entre os dias 3 e 6 de julho, milhares de trabalhadores, estudantes, Movimentos Sociais estiveram reunidos no I Congresso da CONLUTAS, que, apesar de ser um espaço que reuniu diversos dos protagonistas das lutas em nosso país, deu alguns passos atrás no processo de reorganização da classe trabalhadora. Junto ao Movimento Universidade Crítica, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa assinou a tese “UNIDADE PROLETÁRIA”, que foi defendida pela companheira Vera Salim. Confira nossa tese:
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/05/tese-congresso-da-conlutas.html

14 DE AGOSTO: É INAUGURADO O BANDEJÃO NA FACULDADE DE LETRAS: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=5949 É hora de mobilizarmos ainda mais para garantirmos as obras do Bandejão Central! Só com luta conquistamos vitórias.

18 A 22 DE AGOSTO: JORNADA DE LUTAS CONTRA A

REFORMA UNIVERSITÁRIA E O REUNI!

O PROJETO COMUNIDANÇA E O CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA PROMOVEM O FURDUNÇO DA EEFD NA PRÓXIMA QUARTA, DIA 20, A PARTIR DAS 11:30, NA GARAGEM DE REMO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. Várias atividades e apresentações culturais e muita animação para integrar a calourada e fortalecer a luta contra o REUNI.

O PROJETO COMUNIDANÇA RECEBERÁ AS INSCRIÇÕES PARA AS PRÓXIMAS TURMAS (2008/2) NOS DIAS 21 E 22, NA SALA DO CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA!

Para auxiliar na inscrição de nossos delegados no Congresso da CONLUTAS, rifamos um MP4 de 1 Gb. Como os números sorteados pela Loteria Federal não contemplaram nenhuma das pessoas que nos auxiliaram comprando as rifas, sortearemos o prêmio durante o FURDUNÇO DA EEFD. Compre a sua rifa para fortalecer nossas lutas e torça!

Nos dias 11 e 12 de julho, ocorreu o Arraiá da UFRJ, no campus da Praia Vermelha. Depois de perceber que o Movimento Estudantil conseguiria tocar esse importante evento, a Reitoria da UFRJ mudou de idéia e resolveu apoiar o Arraiá. Parabéns aos estudantes e fica a nossa homenagem póstuma ao Professor Carlos Tannus: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/07/arrai-da-ufrj-2008.html

Estivemos presentes para politizar o debate a nível internacional, participando do Congresso Latino-Americano dos Estudantes de Engenharia Química, ocorrido na UFRJ. Eis o conteúdo de nosso panfleto: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/07/saludos.html

Em Vitória, na UFES, estivemos presentes no XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia continua sem reconhecer a UNE enquanto representante dos estudantes. Confira as propostas aprovadas na Plenária Final do evento:
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/08/deliberaes-do-xxviii-encontro-nacional.html

Em Porto Alegre, participamos do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. A Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física é mais uma que rompe com a UNE! Quase todos os estudantes votaram a favor da ruptura. Seguem as deliberações: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/08/deliberaes-do-xxix-encontro-nacional.html

Em Niterói, participamos do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, cuja Executiva encontra-se inerte há anos e não pôde avançar nesse evento.

Centro Acadêmico de Pedagogia inova na recepção de calouros, com pintura coletiva de veteranos e calouros, eleição do Mr. Pedagogia, apresentação sobre o Movimento Estudantil e debate sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=5928

Crônica escrita por Gabriel Marques: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/23-anos-contagem-regressiva-para-as.html

Artigo sobre o assassinato do menino João Roberto Amorim:

http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/07/artigo-sobre-o-assassinato-do-menino.html

Thiago Coqueiro, do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança, participa de debate sobre o REUNI em pré-vestibular comunitário: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2008/06/debate-sobre-reuni-em-pr-vestibular.html



Vem aí o III Simpósio de Educação Física e Dança (25 a 29 de agosto).

Inscrições gratuitas e programação: http://www2.eefd.ufrj.br/3simposio



Às 14h do dia 29 de agosto, participaremos da mesa “Movimentos Populares”, do Fórum de Estudantes de Origem Popular, que terá como tema “Universidade para quem?” O debate ocorrerá no Auditório Roxinho, no CCMN-UFRJ.



Para confeccionar seus materiais, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa apresenta à comunidade deliciosas trufas por apenas R$1,50. Diversos sabores. Procure-nos para saborear o delicioso chocolate e fortalecer o Movimento Estudantil de luta.



Ministério da Educação publica resultados do ENADE de 2007: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/06/ult1812u156.jhtm É hora de construirmos um Boicote ainda maior em 2008!



Concurso de monografias sobre 1968 está aberto pela UFRJ:

Nenhum comentário: