sexta-feira, 27 de junho de 2008

Debate sobre REUNI em pré-Vestibular

Hoje, às 18:30, Thiago Coqueiro, mais conhecido como Lenny, participará de debate sobre o REUNI em curso pré-vestibular que funciona no CEFET-Maracanã. Segue nosso panfleto para os estudantes que participarão da atividade.
ORGANIZAR E MOBILIZAR OS ESTUDANTES: NOVA ENTIDADE PARA A OBTENÇÃO DE VITÓRIAS
No mês passado, relembramos e comemoramos os 40 anos do maio de 1968, importante momento em que a juventude se mobilizou internacionalmente, ao lado da classe trabalhadora, e protagonizou combativas lutas para defender a efetiva transformação social.

Em nosso país, vivenciamos um momento bastante conturbado, visto que, após a ascensão de Lula/PT ao poder, a continuidade da implementação do neoliberalismo ocorre, freando as mobilizações por conta do apoio que a Central Única dos Trabalhadores e a União Nacional dos Estudantes fornecem ao Governo ao confundir os trabalhadores e os estudantes.

A Reforma da Previdência em 2003 atacou os direitos dos trabalhadores e privilegiou a iniciativa privada. O mesmo acontece com a Educação, através de fatiadas medidas para pôr em curso a Reforma Universitária. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior ranqueia as instituições e obedece à lógica mercadológica; o Programa Universidade Para Todos favorece as instituições privadas em vez de investir na Educação Pública; a Lei de Inovação Tecnológica coloca a produção do conhecimento a serviço de investidores e empresas etc.

Em 2007, os ataques se intensificam através de Decretos, como o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que ataca a autonomia e impõe metas para que se dobrem as vagas e a aprovação, aumentando com o máximo de 20% as verbas para as Universidades, dependendo das capacidades orçamentárias do Governo!

O Movimento Estudantil não ficou parado e não continuará aceitando essas imposições. Defenderemos a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, precisando hoje lutar por fora e contra a União Nacional dos Estudantes, que abaixa a cabeça para todas as políticas governamentais.

Dia 2 de julho o Encontro Nacional de Estudantes precisa deliberar pela convocação de um grande Congresso Nacional dos Estudantes de nosso país para que discutamos nossa reorganização, construamos uma nova entidade estudantil e somemos forças para garantir vitórias concretas para o dia-a-dia.

Nenhum comentário: