domingo, 17 de agosto de 2008

Novo Bandejão na UFRJ

Após mais de uma década sem Bandejão na UFRJ, foi inaugurado, no dia 14 de agosto, o Bandejão da Faculdade de Letras.

Esse Bandejão foi conquistado após muita luta dos estudantes, e está localizado onde funcionava anteriormente um restaurante privado, cujo responsável foi expulso pelos estudantes por cobrar altos preços sem a devida qualidade.

A questão do abuso dos donos dos restaurantes no campus do Fundão da UFRJ tem sido denunciada diversas vezes esse ano, inclusive gerando um ato no Centro de Ciências Saúde, no dia 8 de abril, quando foi oferecida macarronada para 400 estudantes, contra o aumento dos preços, pela vigilância sanitária nos restaurantes e pela conclusão das obras no Bandejão central.

O Bandejão Central foi uma conquista dos estudantes, em 2006, quando mobilizações fizeram com que a Reitoria tirasse do papel o projeto do Bandejão, apresentando um prazo para janeiro de 2007 para que ele ficasse pronto. Porém, muitos prazos foram dados após isso e a obra veio se arrastando. Diante disso, muitas outras mobilizações foram realizadas, e a obra do Bandejão Central agora finalmente parece andar e a conquista do Bandejão da Letras já é realidade.

Identificamos nessa ocasião que apenas através das mobilizações conquistamos vitórias concretas para a juventude de nosso país. É preciso que tenhamos conseqüência no processo de lutas, pois enquanto o Governo Lula, a Reitoria da UFRJ e a União Nacional dos Estudantes tentam nos enrolar, aproveitam o período de esvaziamento (férias) na Universidade para aprovar as diretrizes do Plano Diretor, pois sabem da força que o Movimento Estudantil de luta e combativo possui e precisam criar subterfúgios para implementarem a privatização e a precarização.

É importante que os CAs e o DCE da UFRJ encampem um Conselho de Centros Acadêmicos na próxima quinta dia 21/08 para discutirmos as próximas atividades em relação ao Golpe da Reitoria para implementar o REUNI. E que debatamos em cada luta a importância da convocação de um Congresso Nacional dos Estudantes para ampliarmos a nossa reorganização, que cada vez mais cresce por fora e contra a UNE.

O novo Movimento Estudantil está presente e, no dia 14 de agosto, o DCE Mário Prata e diversos Centros Acadêmicos que estão na luta há tempos por assistência estudantil, estiveram presentes para prestigiar a inauguração e ressaltar que conquistamos apenas um dos bandejões que necessitamos, e que precisamos continuar na luta pela inauguração do Bandejão Central e pela conquista de Bandejão em todos os campi da UFRJ.

A LUTA CONTINUA!

Nenhum comentário: