segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O caos da assistência estudantil da UFRJ*

O caos da assistência estudantil da UFRJ:
Bolsas atrasadas, alojamentos precários e bandejão insuficiente

Sabemos que as Universidades Federais brasileiras passam por muitos problemas em relação à permanência de seus estudantes, pois diversos têm origem popular e necessitam de algum tipo de auxílio para a manutenção dos estudos.

Por conta disso, na UFRJ, por exemplo, existem as bolsas-auxílio, que visam a manutenção dos estudantes, que recebem uma quantia financeira para pagar suas passagens, refeições e cópias.

Identificamos em nossa Universidade que essas bolsas não são suficientes, pois o valor é de apenas R$300,00, e os estudantes que necessitam ficar na faculdade durante o dia inteiro, mesmo com a bolsa, não possuem condições de se alimentar, pagar a passagem e as cópias que necessitam para o estudo etc., enquanto é notória a ausência de Bandejões que alcancem todos os estudantes da Universidade, piorando a situação.

Porém, outro grande problema enfrentado pelos estudantes que necessitam da bolsa para freqüentarem as aulas é o constante atraso das mesmas.

No mês de Novembro de 2008, por exemplo, até o dia 26, dia em que estamos escrevendo essa carta, os estudantes ainda não receberam suas bolsas.

O Centro Acadêmico de Educação Física e Dança - gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa -ouviu vários relatos de estudantes que necessitam das bolsas-auxílio, que estavam pedindo empréstimos a amig@s, namorad@s e familiares para poderem freqüentar a Universidade.

Deve ser destacada aqui também, a situação dos alojamentos da UFRJ.
O número de alojamentos é insuficiente para a quantidade de estudantes que necessitam do mesmo, além de a maioria dos existentes encontrarem-se em condições precárias, assim como a própria estrutura que aglomera os alojamentos.

Sem bandejões e bolsas atrasadas, a única alternativa para muitos estudantes dos alojamentos, é se alimentar dos lanches (pão e refresco) no horário da manhã e outro à tarde.

Sem bandejões para todos, com alojamentos precários e com bolsas atrasadas e estagnadas em seu valor por muito tempo: essa é a cruel realidade da UFRJ.

Os estudantes temem a piora da Universidade, pois ano que vem, com o Plano Diretor adequado ao REUNI de Lula/PT, a UFRJ receberá um maior número de estudantes, em cursos novos e ampliação de vagas, sem recursos suficientes para auxiliar os estudantes que necessitam e necessitarão de auxílio.

Muitos atos, pedidos de plebiscito e inúmeras outras medidas, foram tomadas pelos estudantes da UFRJ para impedir a aprovação e implementação do REUNI, que vem sucateando cada vez mais a educação pública. Porém, com medidas truculentas e autoritárias, e com o apoio da UNE, a Reitoria aprovou todas as propostas, conseguindo assim iniciar o processo de implementação desse decreto na Universidade, que piorará ainda mais a situação de permanência dos estudantes.

A assistência estudantil na UFRJ encontra-se caótica, e precisamos denunciar e exigir do Governo Lula/PT mais verbas públicas para a educação pública, para que possamos ter assistência estudantil de verdade!

Essa luta fica mais forte, se todas as Universidades que se encontram na mesma situação se reunirem e organizarem essa luta. Vemos na organização de um amplo Congresso Nacional de Estudantes a possibilidade de uma reorganização efetiva e forte, capaz de aglomerar os estudantes lutadores de todo país.


O CAEFD reivindica:

Mais verbas públicas para educação pública;
Ampliação da quantidade de bolsas, e que essas não tenham atrasos;
Reajuste no valor das bolsas;
Bandejões em todos os campi da UFRJ;
Contra o REUNI de Lula/PT!


*Centro Acadêmico de Educação Física e Dança – UFRJ
Gestão 2008 – Quem Vem Com Tudo Não Cansa!

Nenhum comentário: