segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Passos da luta contra a perseguição política no CAp-UFRJ

Segunda-feira, 1 de dezembro, 17h. Reitor da UFRJ, Professor Aloisio Teixeira, recebe em seu Gabinete os Professores Gabriel Marques, Vera Salim, Ricardo Kubrusly e José Simões. Ouve atentamente o relato dos fatos e informa ter recebido documento da Direção do CAp-UFRJ onde há uma avaliação pedagógica sobre o trabalho do Professor Gabriel. Informa não ter elementos para caracterizar uma perseguição política, mas aponta dois encaminhamentos: averiguar a reunião do setor de Educação Física ocorrida em 3 de setembro e tomar as medidas cabíveis; e encaminhar uma interlocução entre a Direção do CAp e o Professor Gabriel para discussão sobre os motivos da não renovação, intermediada pela Decania do CFCH.
Terça-feira, 2 de dezembro, 12h. Diretoria da AdUFRJ-SSind se reúne com docentes do CAp-UFRJ para avaliar os últimos acontecimentos e a denúncia de perseguição política. Em sua fala, a Diretora do CAp Professora Celina acusa o Professor Gabriel de fascismo, que o que está por trás de toda essa situação é um grupo político Coletivo Marxista que encheu a caixa de mensagens eletrônicas dela, que é contra tudo e contra todos e só está lá para destruir o Colégio, que o professor coloca os interesses políticos acima dos interesses pedagógicos. Menos de 20 professores participam do espaço e o grupo corporativo prossegue atacando a AdUFRJ para não enfrentar as denúncias que foram apresentadas.
Quinta-feira, 4 de dezembro, 17h. Conselho de Representantes da AdUFRJ-SSind se reúne no campus da Praia Vermelha. O caso do Professor Gabriel é debatido. Como encaminhamento por parte do sindicato, fica a exigência pela publicização dos critérios que levaram à não renovação do contrato. Caso a Direção do CAp se negue a apresentar, a caracterização de perseguição política fica confirmada; caso sejam apresentados, que avaliemos minuciosamente os motivos para tomar novas posições.
Sexta-feira, 5 de dezembro, 10h. O Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Professor Marcelo Correa, recebe os professores Gabriel Marques e Vera Salim em seu gabinete. Relata a importância da retomada do diálogo para apontarmos alguma saída para esse conturbado caso. A Direção do CAp-UFRJ, ouvida anteriormente pelo Professor Marcelo, autorizou-o a realizar a leitura de documento onde consta uma avaliação do trabalho do professor Gabriel, mas não autorizou que o mesmo recebesse uma cópia do documento, informando que só terá caso entre na Justiça para obtê-la. O documento apresenta três parágrafos gerais sobre o CAp e dois parágrafos sobre o trabalho do Professor Gabriel, onde em nenhum momento são explicitados quaisquer motivos pedagógicos para que o contrato não seja renovado! O Professor Marcelo conversará com a Reitoria para discutir como encaminhar possíveis soluções.

Nenhum comentário: