quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Reitoria autoritária aprova Plano Diretor nas férias. É hora de lutar contra o Reuni na UFRJ, em defesa da universidade pública!

Olá, estudantes da UFRJ! O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa vem convocá-los para a necessária luta que devemos travar neste semestre em defesa da nossa universidade. A UFRJ passa hoje por um momento decisivo. Depois da aprovação autoritária da adesão ao Reuni (um enorme ataque do governo Lula/PT, que pretende mudar - para pior - toda a estrutura da universidade e dos cursos de graduação), em outubro de 2007, a Reitoria da UFRJ deu mais uma demonstração de que não medirá esforços para implementar por aqui os planos do governo Lula contra a educação pública. Nas últimas férias, com a Universidade esvaziada e sem qualquer debate com a comunidade acadêmica, foram aprovadas as diretrizes do Plano Diretor da UFRJ, elaboradas para viabilizar o Reuni na Universidade. Agora é a hora de nos mobilizarmos para dar uma resposta clara à Reitoria e ao governo Lula: os estudantes não vão aceitar calados a destruição da UFRJ! A recente conquista do Bandejão na Faculdade de Letras demonstra que apenas com muita luta conseguiremos conquistar nossas reivindicações. Portanto, vamos construir um grande ato no próximo Conselho Universitário para revogar a aprovação ilegítima das diretrizes do Plano Diretor do Reuni na UFRJ!
É preciso construir o novo movimento estudantil!
Desde o ano passado, vivemos um momento muito importante para o movimento estudantil nacional. Ocupações de reitoria, mobilizações e passeatas em todo o país dão uma clara resposta àqueles que dizem que o movimento estudantil morreu. Assim, os estudantes de todo o país mostram que é possível sonhar, lutar e vencer.

Na UFRJ não é diferente. Assim como em grande parte das universidades federais do país, vivemos um grande processo de lutas contra o Reuni, parte da Reforma Universitária do governo Lula/PT. Trata-se de um decreto que obriga as universidades a se adaptarem aos planos de precarização do governo para receberem verbas. Através de um mecanismo de chantagem, o governo condiciona o repasse de verbas à implementação, pelas universidades, de uma série de medidas que as transformam em verdadeiros escolões.

Nas lutas que despontam em todo o Brasil, um elemento em comum: a UNE, entidade que deveria nos representar, não apenas não está presente, como também era contra as nossas mobilizações. Controlada por grupos políticos ligados ao governo Lula, a UNE não tem independência para levar adiante qualquer reivindicação dos estudantes. Está ao lado do governo e contra os estudantes, apoiando o Reuni e todos os projetos de Lula que atacam a educação pública.

Por conta da ausência de uma entidade nacional, nossa maior dificuldade hoje é unificar as lutas dos estudantes espalhadas pelo Brasil, o que lhes daria um peso muito maior. É hora de revertermos esta situação: precisamos construir um novo movimento estudantil, uma nova entidade nacional que unifique nossas lutas e permita que o movimento alcance vitórias cada vez maiores. Por isso, convidamos todos os estudantes da UFRJ para começar a construir desde já um Congresso Nacional de Estudantes no próximo ano, para que possamos organizar nossas lutas e debater os rumos do movimento estudantil nacional!

CONHEÇA O MOVIMENTO QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA:
Contatos - Praia Vermelha: Gabriel (9450-2472); Fundão: Vivian (8163-7190) e Daniel (9921-5530)

Nenhum comentário: