sábado, 30 de agosto de 2008

Barrar o Plano Diretor do REUNI: manifestações no Conselho Universitário


A Sessão do CONSUNI de 28/08 novamente recebeu a calorosa presença dos estudantes da UFRJ.




Estudantes fazem paródia do Reitor durante a votação de 18/10/2007: "Levantem os braços!" nove vezes contra o REUNI.




Agora: "Já votamos!" Com a palavra de ordem "Quem conquistou o Bandejão, vai barrar a transferência pro Fundão", o Movimento Estudantil deixa o seu recado após o Golpe da Reitoria durante as férias!






Os articuladores do Golpe cochicham durante a manifestação: Professor Carlos Vainer e o Reitor Aloisio Teixeira.





E decidem suspender a Sessão, fugindo dos estudantes!

Provaram que só conseguem atacar a Educação Pública emitindo golpe durante as férias ou usando a burocracia e a institucionalidade falidas e obsoletas!




Sob a liderança do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança, cerca de 70 estudantes da Escola de Educação Física e Desportos transferem a discussão sobre Universidade do III Simpósio de Educação Física e Dança para o Salão da Reitoria!

Demonstrando irreverência, os estudantes levam presente e bolo comemorando os 6 anos de promessas da Reitoria de que traria o Bandejão pra UFRJ! Vão até o gabinete da Reitoria, que sumira ao saber que os estudantes tentariam entrar.
O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa conclama os estudantes para exigir a revogação da votação do dia 24 de julho e avisa que se preciso for, haverá nova ocupação da Reitoria! Proposta de iniciar uma Assembléia naquele momento para encaminhar deliberações.


Professor Roberto Leher, da AdUFRJ, fala aos estudantes.

A Assembléia aprova Almoção na Praia Vermelha dia 10/09; Novo ato no CONSUNI dia 11/09; Assembléia Geral dos Estudantes da UFRJ dia 18/09.

Fotos: Kelvin (AdUFRJ)

O método de implementação do REUNI na UFRJ reflete o seu conteúdo: demagógico, oportunista e golpista.
Foi assim que o Reitor Aloisio Teixeira conclamou nove vezes para os conselheiros votarem no dia 18 de outubro de 2007 o Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ, dizendo que já votaram e suspendendo a sessão que contava com a manifestação de mais de 700 estudantes. Depois foi a Brasília assinar junto a seus chefes Fernando Haddad e Lula em nome de todas as Instituições Federais de Ensino Superior.
Durante os meses de junho e julho, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou diversos novos cursos para entrar no vestibular 2009, como Saúde Coletiva, Relações Internacionais e o mais bizarro sob o modelo Universidade Nova Bacharelado em Ciências da Natureza e da Terra. Tudo para atender aos critérios expansionistas do REUNI, sem garantia de recursos físicos e humanos para a qualidade dos cursos.
Mais um golpe ocorreu durante as férias de julho. No dia 24/07, SEM ESTAR NA PAUTA DO CONSUNI, o professor Carlos Vainer propôs na última fala do expediente incluir a discussão das diretrizes do Plano Diretor, que visa adequar toda a UFRJ à realidade do REUNI. Por 27 votos a 1, foi aprovado.
Por isso, na Sessão de 28 de agosto, que pretendia discutir os destaques da votação de 24/07, cerca de 250 estudantes realizaram mais uma manifestação no CONSUNI. Como a Reitoria não está disposta a ouvir a comunidade acadêmica, suspendeu a Sessão e, no dia, seguinte, marcou um CONSUNI extraordinário para segunda-feira dia 1 de setembro para discutir e deliberar exclusivamente sobre as diretrizes do Plano Diretor! Mais um golpe se concretiza, pois os governistas reconhecem a força que o Movimento Estudantil possui no atual momento e precisam lançar mão de seus golpes burocráticos para atender às necessidades da Reforma Universitária de Lula/PT, que precariza a Educação Pública!
Pela Revogação da votação das diretrizes do Plano Diretor!
Plebiscito na UFRJ Já!
Bandejão em todos os campi!
Contra o REUNI de Lula/PT!

Nenhum comentário: