quarta-feira, 4 de junho de 2014

Radicalizar e avançar nas conquistas: Assistência Estudantil não é favor, é DIREITO!

Nas últimas semanas, esquentou o debate sobre assistência estudantil na UFRJ, por conta do descaso e descumprimento dos encaminhamentos por parte da Reitoria da Universidade, que não se preocupa com a vida dos estudantes, especialmente daqueles que precisam e dependem da assistência para permanecer estudando!

O bandejão da Letras ainda encontra-se fechado, sem previsão para abertura. No Consuni do dia 8 de maio, quando o DCE Mário Prata puxou um ato, como parte da campanha “Assistência Estudantil não é favor, é direito!”, a Reitoria informou que até dezembro, Xerém e Praia Vermelha terão seus restaurantes, mas em contêineres! Macaé tem previsão de abertura em 8 anos e o Centro da cidade, que abriga IFCS e FND, acreditem, não tem previsão!

O alojamento continua abandonado! A reforma engatinha, enquanto isso apenas 250 estudantes tem residência na Universidade. O prédio novo não fica pronto, entretanto o prédio que vai abrigar o exame antidoping das Olimpíadas, que teve início recente e fica em frente ao novo alojamento, já está em fase final de construção. Vários estudantes estão sendo obrigados – quando conseguem, pelo valor alto do aluguel e baixo das bolsas – a alugar uma residência fora do campus, em geral em condições inadequadas.

As bolsas são outro tema que a Reitoria vive a iludir a estudantada. Constantes atrasos no pagamento, além de terem um valor que não condiz com a vida numa das cidades mais caras do país! Além disso, é um completo absurdo chegarmos ao final do primeiro semestre sem o resultado da seleção para bolsa-auxílio! E nós, ficamos a ver navios?!

Precisamos encarar o descaso da Reitoria de forma mais consequente: radicalizar nas ações do Movimento Estudantil! A construção de Grupos de Trabalho pela Reitoria e o direcionamento para a burocracia institucional só fazem enrolar os estudantes e não resolvem os problemas! A história nos mostra que só arrancamos as vitórias com muita luta e muita mobilização!

É preciso colocar a Reitoria na parede: E aí, Levi?

            Se depender da vontade da Reitoria, a assistência não vai entrar em pauta, ainda mais que, no meio do próximo ano, novas eleições para a administração central serão feitas. 2014 é o ano de garantir conquistas!

- Pela gratuidade no bandejão para todos, com início imediato para quem recebe Bolsa Auxílio e Bolsa Acesso e Permanência;

- Pelo aumento no valor das bolsas de todas as modalidades, equiparando a um salário mínimo; multa em caso de atraso no pagamento!

- Pela abertura imediata do bandejão da Letras e início da construção do bandejão em todos os campi! Bandejão em contêiner, NÃO!

- Pelo início imediato da reforma do Alojamento e inauguração do novo prédio;

- Respeito aos estudantes: seleção da Bolsa Auxílio não pode demorar um semestre! Divulgação dos resultados em, no máximo, um mês!

- Pela abertura imediata de creches universitárias que contemplem as estudantes mães!

- Não ao PNE de Dilma/PT;

- Por mais verbas para Assistência Estudantil!


Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Página no Facebook:quemvemcomtudonaocansa
Perfil no Facebook: qvctnc.ufrj
Email: quemvemcomtudonaocansa@yahoo.com.br

Nenhum comentário: