segunda-feira, 8 de junho de 2009

Todo apoio à luta estudantil na UFMA

O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa manifesta o seu total apoio à luta estudantil realizada na Universidade Federal do Maranhão, que culminou com a ocupação da Reitoria da instituição.
Sabemos que só a luta muda a vida e reconhecemos a importância de defender a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Para isso, precisamos impedir o sucateamento promovido pelo Ministério de Fernando Haddad e pelo Governo Lula/PT, com apoios submissos das Reitorias, da CUT e da UNE. Através da Reforma Universitária, do REUNI e do novo ENEM, a política privatista de Lula segue destruindo o Ensino Superior.
Portanto, declaramos que estamos ao lado dos estudantes da UFMA que ocuparam a Reitoria e aguardamos a presença dos lutadores para construirmos conjuntamente a COORDENAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES a partir do Congresso Nacional de Estudantes, para que possamos organizar de maneira mais sólida as nossas mobilizações, construir uma pauta de reivindicações dos estudantes brasileiros e viabilizar vitórias que avancem para a transformação da sociedade.
Segue abaixo um relato sobre o término da ocupação:
Terminou na noite de ontem (04/06) com uma grande Assembléia, a Ocupação da Reitoria da UFMA.
A assembléia foi marcada por muitas intervenções no sentido de afirmar e apoiar a ocupação como um instrumento de luta legítimo dos estudantes, lembrando as diversas ocupações que aconteceram em todo o pais, e mesmo a da UFMA, que completa 2 anos hoje (05/06). Ainda foi lembrado o não cumprimento do acordo feito na justiça federal entre a Administração Superior e Movimento de Ocupação de 2007.
Quem apareceu na Assembléia foi o DCE (UNE/UJS), tentando justificar sua ausência nas inúmeras lutas da Universidade, a primeira explicação foi a de que não foram convidados e depois estavam muito atarefados organizando o arraial na UFMA.
Desmoralizados, sob vaias e palavras de ordem como "DCE PELEGO NÃO VAI TER SOSSEGO!!", o DCE (UNE/UJS) foi encurralado quando os estudantes colocaram-no no seu devido lugar, lembrando sua subserviência a Administração Superior, e quando votaram favoravelmente a adesão da UFMA ao REUNI, e ao ENEM.
A APRUMA/ANDES, esteve presente desde o inicio das mobilizações, contribuindo política e financeiramente, com o movimento, o sindicato ressaltou a importância da luta conjunta de professores e alunos contra a Reforma Universitária/ REUNI, denunciando o autoritarismo da gestão de Natalino Salgado que nunca sentou para dialogar com a comunidade acadêmica e vem implementando sistematicamente a política privatista do governo/MEC.
Por volta das 18:30, apresentamos um termo de acordo ao vice-reitor Oliveira, solicitando uma reunião com o Reitor Natalino Salgado para segunda-feira (08/06) as 10:00h, que os estudantes e apoiadores do movimento de ocupação não sofressem nenhuma punição administrativa, cível ou penal.
Depois de uma longa espera, o termo foi assinado na presença do Procurador Federal, da APRUMA/ANDES, dos delegados federais que estavam lá e de representantes do movimento de ocupação.
Com o documento em mãos, assinado e a reunião agendada para segunda-feira próxima, desocupamos o prédio da Reitoria e partimos em caminhada percorrendo todo o Campus com palavras de ordem como: " Oh Natalino, presta atenção a meninada garantiu a ocupação!!". " Segunda-feira não tem perdão, vamos enquadrar o reitor fujão!!" "Ocupa Ocupa reitoria, por que educação não é mercadoria!! "
Os estudantes deram o recado, só com luta e mobilização conseguiremos defender uma Universidade Publica, Gratuita e de Qualidade.
Esse é só o começo!!!
NOTA OFICIAL DA OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFMA


Nós estudantes, ocupantes da Reitoria da UFMA, vimos esclarecer a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo, algumas questões sobre o movimento.

Primeiro que a ocupação aconteceu de forma pacífica e com o intuito de marcar uma reunião com o Reitor Natalino Salgado, para que fizesse alguns esclarecimentos sobre a mudança de horários na Universidade.

Assim que chegamos a Reitoria (cerca de 120 estudantes), fomos informados que ele estava participando de uma reunião, mas que nos receberia. Com o passar das horas, muitas informações desencontradas foram dadas. E logo, ele não poderia nos receber, pois viajaria na manhã seguinte para Brasília.

Assim sendo e diante do desrespeito, nós decidimos de forma unânime permanecer na Reitoria, até que o Reitor nos atenda e venha dialogar com os estudantes que aqui se encontram.

Como não nos foi dada a possibilidade de diálogo realizamos uma assembléia e construímos nossa pauta de reivindicação:

- Revogação imediata da Minuta de Resolução aprovada pelo Reitor ad referendum do CONSEPE que flexibiliza os horários de aula dos cursos;

- Revogação da adesão da UFMA ao REUNI;

- Revogação da adesão da UFMA ao ENEM;

- Cumprimento do Acordo Firmado na Justiça Federal, com Movimento de Ocupação de 2007: (Ampliação das bolsas de alimentação e duplicação do RU e entrega da casa de estudantes no campus);

- Pela não intervenção da Reitoria nas casas de estudantes;

- Pela abertura imediata do diálogo com a comunidade acadêmica acerca dessas questões.


Assinam essa nota:
DAFAR (Diretório Acadêmico de Farmácia),
CAECO (Centro Acadêmico de Economia),
CALTE (Centro Acadêmico de Licenciatura em Teatro),
CAPED (Centro Acadêmico de Pedagogia),
CADI (Centro Acadêmico de Desenho Industrial),
CAIM (Centro Acadêmico de Direito),
FOE (Frente de Oposição de Esquerda da UNE),
Coletivo Barricadas Abrem Caminhos,
Quilombo Urbano,
Najup-Negro Cosme,
ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social)
e estudantes dos cursos ciências sociais, direito, filosofia, serviço social, matemática, educação física, história, química, letras, geografia, psicologia, enfermagem, comunicação social

Nenhum comentário: