quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estudantes ocupam reitoria da UFMT contra vestibular unificado

Cerca de dois mil ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso nesta segunda, 11, exigindo a revogação imediata do vestibular unificado

13 de maio de 2009

Cerca de dois mil estudantes, universitários e secundaristas, ocuparam, na tarde desta segunda, 11, a reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso. Os estudantes protestam contra a adesão imediata, sem a discussão com a comunidade acadêmica, do novo vestibular unificado para as federais, e contra a privatização do restaurante universitário.

Naquele momento ocorria a reunião deliberativa do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que, sob a pressão da manifestação e para ensaiar o exercício da democracia, permitiu que apenas um representante dos estudantes participasse da reunião. Mas, entre muitos docentes, estava claro que o estudante não conseguiria nem ao menos ter o direito a voz, e esta era uma manobra para fazer impor goela abaixo dos estudantes o novo vestibular, ainda que a comunidade acadêmica não tenha se posicionado a respeito do novo modelo de ingresso na universidade.

Segundo os estudantes a comunidade acadêmica ainda tem dúvidas sobre o que será melhor para a sociedade, e que a nova medida deve ser debatida amplamente, no entanto, o processo de aprovação do Reuni, ou seja, sem levar em consideração o que era melhor para a maioria da universidade, os estudantes, se repetirá.

Fonte e maiores informaçoes:
http://blogdodce. wordpress. com/2009/ 05/12/estudantes -ocuparam- reitoria- da-ufmt

Nenhum comentário: