quarta-feira, 13 de maio de 2009

Participação vitoriosa da chapa 4 nas eleições para o DCE-UFRJ: mais de 1400 votos para o novo movimento estudantil!

Após a conclusão das eleições para DCE-UFRJ, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa divide com o conjunto dos estudantes e da comunidade acadêmica a sua avaliação do processo eleitoral. Após a intensa campanha, debates, panfletagens, passadas em sala, conversas em toda a UFRJ, acreditamos que agora é hora de pensarmos sobre o que significou este processo e, principalmente, apontarmos as perspectivas para a mobilização na UFRJ daqui pra frente. Sem dúvida, a Chapa 4 – Quem Vem Com Tudo Não Cansa foi muito vitoriosa em sua intervenção nas eleições, comprovando nas urnas o crescimento de nosso Movimento em toda a UFRJ. Esse crescimento reflete a construção comprometida de nosso trabalho no dia-a-dia da Universidade, organizando mobilizações, impulsionando as lutas contra o Reuni/Plano Diretor, contra a precarização da UFRJ, defendendo uma expansão de qualidade, uma séria política de assistência estudantil e lutando por uma UFRJ comprometida com os trabalhadores e os problemas da sociedade.


Em todo esse processo de lutas, nosso Movimento nunca abriu mão de elevá-las a todo o seu potencial e possibilitar a conquista de mais vitórias através da necessária construção de um novo movimento estudantil, que se liberte das amarras da UNE (um braço do governo Lula e das Reitorias, que não nos representa mais). Defendemos um novo movimento, que nos unifique com estudantes que lutam em todo país em defesa da educação, através do Congresso Nacional de Estudantes e da criação uma nova entidade estudantil nacional, e fomos a única chapa a apresentar esse importante debate durante as eleições.


Como conseqüência, obtivemos um expressivo segundo lugar na votação, saindo de 630 votos nas últimas eleições, em 2007, para mais de 1400 neste ano! Iremos compor a próxima gestão do DCE através da proporcionalidade e nossa luta desde já é para retirá-lo da paralisia do último semestre. Queremos começar desde já com uma grande campanha por segurança no Fundão. A reeleição da atual gestão, através da Chapa 2, ainda que marque a vitória de uma chapa contrária aos projetos de sucateamento do governo Lula, precisa ser entendida em suas limitações. O último ano mostrou que a unidade artificial é insuficiente pra construir conseqüentemente a luta em defesa da universidade, e que a falta de posição sobre a construção do novo movimento estudantil só atrasa nossas lutas. Não por acaso, a atual gestão teve uma significativa redução de seus votos nessas eleições. Agora, com o início do processo de escolha entre o velho e o novo na UFRJ, o Congresso Nacional de Estudantes e o Congresso da UNE, as limitações da atual gestão ficarão ainda mais claras. E nós, que fizemos esse debate com coerência nas eleições, continuamos firmes na construção do novo movimento estudantil, conclamando o conjunto do corpo discente para participar das atividades, reuniões e manifestações e fortalecer o novo Movimento Estudantil.



Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa: crescendo com coerência e fortalecendo a luta em defesa da universidade pública!

Nenhum comentário: