domingo, 22 de março de 2009

Estudantes da Universidade Estácio de Sá se mobilizam

“Sou aluno da Universidade Estácio de Sa. Esse Ato foi uma prova que os estudantes não vão admitir a falta de respeito que a UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ está realizando ao transformar várias disciplinas em tele presenciais. Essa prática visa precarizar o ensino e a formação. mostrando que os TUBARÕES DO ENSINO não estão em nada preocupados com os estudantes e com a sua formação. Os estudantes e trabalhadores não vão pagar por essa crise!!! Contra o Aumento de mensalidades e as disciplinas tele presencias. Precisamos avançar e construir uma nova entidade, que organize os estudantes a nível nacional.”

Raphael Pequeno, coordenador geral da Regional II da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física.

Ato reúne mais de 300 estudantes na Universidade Estácio de Sá - Nova Iguaçu


A Universidade particular Estácio de Sá, no município de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense-RJ) foi palco de uma grande mobilização estudantil no último dia 12, onde foi realizado um vitorioso ato, com mais de 300 estudantes. Com faixas, apitos e palavras de ordem, eles expressaram toda sua indignação com a falta de qualidade no ensino oferecida nesta instituição e se colocaram em luta contra as aulas teletransmitidas e on-line.
Estas aulas são transmitidas por um professor on-line para vários alunos de diversos campi ao mesmo tempo, por vídeo conferência. Além disso, os estudantes pagam o mesmo que pagariam por uma aula normal, com professor presencial. Esta medida foi adotada pela instituição a partir de 2008, evidenciando mais uma medida dos grandes empresários da educação para jogar os efeitos da crise econômica nas costas da juventude.
Para manter seus altíssimos lucros, os empresários da educação irão aumentar mensalidades, contratar menos professores e empurrar mais aulas teletransmitidas.
Os estudantes da Estácio de Nova Iguaçu vem demonstrando o caminho da resistência contra os ataques colocados pela crise e apontando o caminho da luta. É possível derrotar mais esta medida e exigir uma educação de qualidade em todas as Universidades do país. Para isso, é fundamental que estudantes de Universidades privadas e públicas estejam juntos em um Congresso Nacional de Estudantes que dê um rumo e organize as lutas do movimento estudantil brasileiro.

Assista vídeos do ato:

http://www.youtube. com/watch? v=Abcg6_- -VGo

Nenhum comentário: