domingo, 22 de março de 2009

Relatoria da reunião online da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

14 de Março de 2009



No Sábado, dia 14 de Março, foi realizada reunião online aberta da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes. A reunião teve a seguinte pauta:

1) Calendário de lutas, calouradas e calourada nacional unificada;
2) Finanças;
3) Regimento - como está a discussão nas entidades (não debateríamos o conteúdo do regimento, mas discutiríamos quais entidades já debateram, onde falta divulgar e debater...);
4) Preparação da reunião do dia 21.


1) Calendário de lutas, calouradas e calourada nacional unificada


Neste ponto, inicialmente foram dados informes sobre o andamento das atividades em relação ao Calendário de lutas discutido na última reunião nacional, em Belém, centralmente sobre a organização da calourada nacional unificada e a campanha em relação à meia entrada.
Em muitas universidades foram realizadas calouradas com o tema “A universidade em tempos de crise” e se preparam atos em conjunto com a classe trabalhadora e atos no dia 28 de Março em defesa do direito da meia entrada. Foi discutida ainda a necessidade de enviar para a lista do CNE relatos sobre as atividades que vêm acontecendo em todo país.
Em todo o debate se ressaltou a importância de ligarmos o Congresso com a construção das lutas, principalmente agora com crise econômica e suas consequencias para a juventude e os trabalhadores, como o REUNI, as fundações e a meia entrada.
Foi registrada ao final, ainda uma polêmica sobre a participação em atos unificados com diversas centrais sindicais contra as demissões, que acontecerá nacionalmente no dia 30 de Março. Foi indicada à reunião do dia 21 a discussão sobre o tema para que a Comissão Organizadora do Congresso se posicione sobre o assunto.


2) Finanças


A partir de uma discussão sobre a necessidade de reafirmar nossa autonomia financeira como parte de nossa concepção de movimento estudantil e que iniciativas já estão sendo tomadas e devem ser intensificadas para que possamos construir um grande Congresso de Estudantes que reflita uma posição autônoma e reflita as lutas do movimento estudantil, o ponto foi centralizado em 3 questões: 1) Informes da campanha “doe 1 real para o Congresso Nacional”; 2) Materiais já rodados e 3) Contribuições de entidades para organização do CNE.
Em relação à campanha do doe 1 real, foram dados informes de algumas iniciativas que já estavam sendo tomadas a partir das calouradas em algumas universidades e outras iniciativas que vinham sendo pensadas nos estados. Foi ressaltada a importância de termos atividades como festas e rifas para que possamos potencializar nossas ações em relação ao financiamento do Congresso Nacional de Estudantes.
Ao final do ponto, foi encaminhada a discussão sobre as finanças do CNE para o dia 21 e o indicativo de uma comissão para o tema a ser deliberada nesta reunião.


3) Regimento

Este foi um ponto de informe sobre a situação da discussão nas entidades, muito importante para que construamos com muita democracia este Congresso, fato relacionado não a uma simples questão burocrática, mas uma discussão de fundo político sobre como vamos construir este Congresso, o critério para eleição de delegados, os temas e programação do CNE.
Em relação a este ponto não houve novos encaminhamentos, visto que a indicação de discussão do regimento nas entidades já foi realizada na reunião de Belém.


4) Preparação da reunião do dia 21


Este ponto se concentrou em informes sobre a ida à reunião do dia 21 em Salvador, a organização da reunião e sua pauta. A reunião deve começar às 14h na UNEB, e devem ser enviados para a lista informes sobre a quantidade de pessoas e o horário de chegada dos participantes da reunião.
A pauta da reunião foi indicada assim:

1) Conjuntura e calendário de lutas;
2) Regimento;
3) Divulgação do Congresso;
4) Finanças;
5) Estrutura do CNE.

Nenhum comentário: