14 de Março de 2009
No Sábado, dia 14 de Março, foi realizada reunião online aberta da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes. A reunião teve a seguinte pauta:
1) Calendário de lutas, calouradas e calourada nacional unificada;
2) Finanças;
3) Regimento - como está a discussão nas entidades (não debateríamos o conteúdo do regimento, mas discutiríamos quais entidades já debateram, onde falta divulgar e debater...);
4) Preparação da reunião do dia 21.
1) Calendário de lutas, calouradas e calourada nacional unificada
Neste ponto, inicialmente foram dados informes sobre o andamento das atividades em relação ao Calendário de lutas discutido na última reunião nacional, em Belém, centralmente sobre a organização da calourada nacional unificada e a campanha em relação à meia entrada.
Em muitas universidades foram realizadas calouradas com o tema “A universidade em tempos de crise” e se preparam atos em conjunto com a classe trabalhadora e atos no dia 28 de Março em defesa do direito da meia entrada. Foi discutida ainda a necessidade de enviar para a lista do CNE relatos sobre as atividades que vêm acontecendo em todo país.
Em todo o debate se ressaltou a importância de ligarmos o Congresso com a construção das lutas, principalmente agora com crise econômica e suas consequencias para a juventude e os trabalhadores, como o REUNI, as fundações e a meia entrada.
Foi registrada ao final, ainda uma polêmica sobre a participação em atos unificados com diversas centrais sindicais contra as demissões, que acontecerá nacionalmente no dia 30 de Março. Foi indicada à reunião do dia 21 a discussão sobre o tema para que a Comissão Organizadora do Congresso se posicione sobre o assunto.
2) Finanças
A partir de uma discussão sobre a necessidade de reafirmar nossa autonomia financeira como parte de nossa concepção de movimento estudantil e que iniciativas já estão sendo tomadas e devem ser intensificadas para que possamos construir um grande Congresso de Estudantes que reflita uma posição autônoma e reflita as lutas do movimento estudantil, o ponto foi centralizado em 3 questões: 1) Informes da campanha “doe 1 real para o Congresso Nacional”; 2) Materiais já rodados e 3) Contribuições de entidades para organização do CNE.
Em relação à campanha do doe 1 real, foram dados informes de algumas iniciativas que já estavam sendo tomadas a partir das calouradas em algumas universidades e outras iniciativas que vinham sendo pensadas nos estados. Foi ressaltada a importância de termos atividades como festas e rifas para que possamos potencializar nossas ações em relação ao financiamento do Congresso Nacional de Estudantes.
Ao final do ponto, foi encaminhada a discussão sobre as finanças do CNE para o dia 21 e o indicativo de uma comissão para o tema a ser deliberada nesta reunião.
3) Regimento
Este foi um ponto de informe sobre a situação da discussão nas entidades, muito importante para que construamos com muita democracia este Congresso, fato relacionado não a uma simples questão burocrática, mas uma discussão de fundo político sobre como vamos construir este Congresso, o critério para eleição de delegados, os temas e programação do CNE.
Em relação a este ponto não houve novos encaminhamentos, visto que a indicação de discussão do regimento nas entidades já foi realizada na reunião de Belém.
4) Preparação da reunião do dia 21
Este ponto se concentrou em informes sobre a ida à reunião do dia 21 em Salvador, a organização da reunião e sua pauta. A reunião deve começar às 14h na UNEB, e devem ser enviados para a lista informes sobre a quantidade de pessoas e o horário de chegada dos participantes da reunião.
A pauta da reunião foi indicada assim:
1) Conjuntura e calendário de lutas;
2) Regimento;
3) Divulgação do Congresso;
4) Finanças;
5) Estrutura do CNE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário