domingo, 29 de março de 2009

Carta aos estudantes de pós-graduação

AOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO


De 11 a 14 de junho, o Rio de Janeiro sediará o Congresso Nacional de Estudantes, espaço importante no cenário que acompanhamos, onde ataques são dirigidos aos trabalhadores e à juventude para favorecer a classe dominante em meio à crise estrutural do sistema capitalista.
Depois da ascensão do Governo Lula/PT e da continuidade da implementação de políticas neoliberais, a União Nacional dos Estudantes sofreu uma mudança qualitativa na sua atuação, passando a funcionar como um Ministério da Juventude de Lula/PT, freando as mobilizações e as lutas e em muitos momentos enfrentando-se fisicamente contra os defensores da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.
A Reforma Universitária e o REUNI trazem drásticas conseqüências e adequam o papel social do Ensino Superior às demandas da divisão internacional do trabalho, multiplicando os diplomas e metralhando a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Em relação aos graduados, acompanhamos a multiplicação de cursos lato sensu que cobram taxas de matrícula ou semestralidades e ferem o caráter público do ensino. Além disso, as regras da CAPES e dos órgãos de fomento referentes à produtividade e baseadas no ranqueamento e na competitividade entre as instituições aceleram o tempo para conclusão de cursos strictu sensu ao mesmo tempo em que os recursos oferecidos—como bolsas, bibliotecas, laboratórios etc.—encontram-se cada vez mais escassos.
Por conta desse quadro, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa levou a proposta de incluir a participação dos estudantes de pós-graduação no Congresso Nacional de Estudantes. Cada curso com até 300 alunos poderá ser representado por 5 delegados no espaço. Convidamos, portanto, os estudantes de pós-graduações lato e strictu sensu para que discutam em suas turmas a importância de realizarem os debates para construirmos o novo Movimento Estudantil, levantando bandeiras como a gratuidade dos cursos, o atendimento às necessidades materiais para a produção do conhecimento e a ampliação de bolsas.
A pré-tese “Para enfrentar a crise, organizar a juventude e consolidar o novo Movimento Estudantil” encontra-se disponível para leitura e estamos à disposição para eventuais discussões e interesses em assiná-la conosco: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/2009/03/pre-tese-ao-congresso-nacional-de.html

Saudações de luta,
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa.

Nenhum comentário: