terça-feira, 16 de setembro de 2008

É preciso avançar na luta contra o Reuni na UFRJ!

Enquanto as Reitorias da UERJ, UESPI, UFSJ encontram-se ocupadas e ocorrem vitórias na UNCISAL e lutas intensas na UNIR e na UFF, na UFRJ a direção majoritária do DCE Mário Prata (De Que Lado Você Samba? - PSTU, PSOL e independentes) afirma que o movimento estudantil está em refluxo e se priva de fazer ato e radicalizar o processo pela revogação das diretrizes do Plano Diretor votadas e aprovadas através de sucessivos golpes da Reitoria, que implementa o REUNI na Universidade.

O método de implementação do REUNI na UFRJ não está dissociado de seu conteúdo: arbitrário, golpista e nefasto para a qualidade da Educação Pública. Por conta disso, a Reitoria da UFRJ lança mão de seus instrumentos burocráticos para impor à comunidade acadêmica a adequação aos projetos governamentais. Através do Plano Diretor 2020, cujas diretrizes foram aprovadas numa Sessão durante as férias em que não estava na pauta esse ponto e cujas emendas foram aprovadas numa Sessão Extraordinária convocada de sexta-feira para segunda-feira seguinte pela manhã, Aloisio Teixeira e o Conselho Universitário preparam o terreno para a degradação da Educação na UFRJ.

Em diversos momentos, o Movimento Estudantil encaminhou sólidas respostas, adiando as votações ao manifestar-se e fazer com que o Reitor suspendesse as Sessões do CONSUNI, em 10 de abril, 12 de junho e recentemente em 28 de agosto. Nesta última, reivindicando a revogação das diretrizes do Plano Diretor, ampliação dos debates e nova metodologia para participação da comunidade acadêmica no processo decisório, mais de 200 estudantes também reivindicaram o Bandejão. Após esse ato, ocorreu uma assembléia, onde foram deliberadas a construção de um Almoção em defesa do Bandejão na Praia Vermelha dia 10/09, uma Assembléia Geral dos Estudantes dia 18/09 e uma grande manifestação pela revogação das diretrizes do Plano Diretor dia 11/09.

Infelizmente, no dia 9 de Setembro à noite, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, após passar em salas de aula e publicizar a convocação do ato por diversos meios, teve o conhecimento de que o DCE Mario Prata não mobilizava para o ato do dia 11/09, alegando ter outras atividades como prioridade no momento, visto que a luta na UFRJ estaria refluindo.

Nesse momento de lutas concretas, quando os estudantes nos procuram para saber se terá ato e como podemos fazer pra barrar as medidas que avançam na degradação da Universidade pública, o setor majoritário do DCE Mario Prata, cuja chapa vencedora se autoproclamava como responsável pela luta contra o REUNI, assiste passivamente a implementação do mesmo na UFRJ.

Essa mesma gestão majoritária se omitiu formalmente do debate sobre a criação dos novos cursos do REUNI na UFRJ. Na prática, parte dela chegou ao absurdo de apoiar alguns desses cursos. Trata-se dos setores ligados ao PSOL, que deixaram de mobilizar para atos há bastante tempo e vêm capitulando ao REUNI desde o início do ano de 2008, alegando a possibilidade de disputar o Plano Diretor. O PSTU, por sua vez, convenientemente deixou de fazer o debate sobre os novos cursos (precarizados e nos marcos do REUNI), omitindo-se desse importante debate para a luta na UFRJ.

Não há como esquecer que a passividade da gestão majoritária do DCE Mário Prata acontece durante as eleições burguesas. PSOL e PSTU, privilegiando a campanha eleitoral, deixam a luta concreta em segundo plano, como se eleger parlamentares significasse alcançar vitórias para a classe trabalhadora e a juventude. Após sucessivas posturas vacilantes do setor majoritário do DCE Mario Prata (PSTU, PSOL), deixamos um contundente questionamento: de que lado vocês sambam?

A mobilização e a luta concreta sempre foram e serão os únicos meios capazes de alcançar vitórias, e não estamos dispostos a abandoná-las quando nos for mais conveniente. Conclamamos o conjunto do Movimento Estudantil da UFRJ para discussão séria acerca dos rumos das lutas, iniciando um grande processo de mobilizações nas Unidades, que agora terão de debater alguns aspectos para adequação da imposição já deflagrada pela Reitoria. Além disso, é preciso que avancemos na radicalização, construindo forças para novas ocupações, bem como para travarmos a luta contra o Ministério da Educação e o Governo Lula/PT.

Todos/as à assembléia geral dos estudantes da UFRJ: 18/9, quinta-feira, às 12h30, no Teatro de Arena da Praia Vermelha

Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Nenhum comentário: