sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Avaliação do III Simpósio de Educação Física e Dança

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ foi o palco do III Simpósio de Educação Física e Dança, ocorrido entre os dias 25 e 29 de agosto. O último evento de tal natureza ocorrera em 2004 na Unidade. Nascido a partir da proposta de realização de uma Semana Acadêmica—componente do programa da chapa vencedora do pleito eleitoral para o Centro Acadêmico de Educação Física e Dança em 2007—a idéia foi incorporada por alguns professores, construindo, então, um projeto para realização do Simpósio, assim como almejando realizá-lo anualmente e transformá-lo em referência para os estudantes e trabalhadores da Educação Física e da Dança, cuja carência de espaços específicos para troca de conhecimentos e produção científica é notória no Rio de Janeiro e no Brasil como um todo.





Após apresentar o projeto aprovado por unanimidade em Congregação, a aguerrida Comissão Organizadora realizou seguidas reuniões a fim de materializar a garantia desse marco acadêmico e político. É preciso ressaltar que a defesa de gratuidade do evento, sem cobrança de quaisquer modelos de taxas de inscrição, se consubstancia em uma significativa vitória em defesa da Educação Pública. Os recursos materiais e humanos existentes na própria Universidade e em outras instituições de ensino são suficientes para publicizarmos e trocarmos conhecimentos de qualidade sem auxiliar a transformação da educação enquanto mercadoria, situação cada vez mais freqüente sob a égide neoliberal.





Através de mesas redondas que envolveram temáticas como saúde; mundo do trabalho e regulamentação da profissão; participação política dos estudantes e dos trabalhadores; corpo e sociedade; esporte; lazer; importância da arte; Universidade e seus protagonistas; de fóruns de debates com apresentações dos grupos de pesquisa; apresentação de comunicações orais; e cursos específicos, o III Simpósio de Educação Física e Dança conseguiu alcançar a marca de mais de quinhentos inscritos, dentre estudantes da própria EEFD e de outras instituições e professores da rede pública de ensino.





Explicitamos aqui os nossos agradecimentos à comunidade acadêmica da UFRJ, em especial à Decania do CCS; aos técnico-administrativos do Setor de Audiovisuais do CCS, da Gráfica da UFRJ e da EEFD; aos docentes da EEFD e convidados que aceitaram o convite de participação e aos que assimilaram a importância do evento e migraram suas aulas para as atividades realizadas; ao Centro Acadêmico de Educação Física e Dança e aos estudantes da EEFD que se somaram e brilhantemente batalharam para a realização do evento e trabalharam em todas as frentes possíveis para a consecução das tarefas e consolidação do III Simpósio de Educação Física e Dança.





Eventos dessa natureza engrandecem a formação acadêmica, política e cultural dos estudantes e dos trabalhadores da área. Finalizamos essa avaliação com a certeza de que o trabalho bem feito possibilitou alcançar os objetivos inicialmente apresentados de maneira extremamente bem sucedida. As falhas e problemas foram identificados para que em 2009 o IV Simpósio seja ainda melhor. Conclamamos o conjunto da Escola de Educação Física e Desportos para fortalecer a iniciativa e tornar o evento anualmente como uma referência para a Educação Física e a Dança nacionalmente.



Professores Alexandre Palma (EEFD); Bruno Gawryszewski (FUNARTE); Cinthia Ramos (SEE-RJ); Gabriel Marques (CAp-UFRJ); Luis Aureliano (EEFD)
Acadêmicos da EEFD Gustavo Oliveira dos Santos; Luiz Carlos Baptista; Vivian Machado Dutra; Thiago Coqueiro Mendonça




FOTOS
Mesas Temáticas no Auditório Quinhentão.
Diversas atividades lotaram as salas de aula durante os fóruns de debate e os cursos.

No IV Simpósio, em 2009, o Quinhentão pode encher ainda mais.

Dia 28 de agosto, a mesa de discussão sobre a Universidade mobilizou estudantes para participar do ato na Reitoria contra as diretrizes do Plano Diretor de Aloisio Teixeira e o REUNI de Lula.

Cerca de 70 estudantes da EEFD participaram da manifestação!

Nenhum comentário: