segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Recepção com qualidade na Escola de Enfermagem


No dia 19 de agosto, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa recepcionou a calourada do curso de Enfermagem com a mesa "Movimento Estudantil, Saúde Pública e Gênero" que aconteceu no Anfiteatro Maria Tereza Loureiro Lima, no CCS.


O espaço propiciou grande acúmulo de importantes discussões para os estudantes num contexto em que sofremos diversos ataques. Infelizmente, a política equivocada da atual gestão do Diretório Acadêmico afastou os estudantes do espaço. Sabendo sobre a ocorrência da mesa, em vez de envolver os estudantes nas discussões, o Diretório Acadêmico Sandra Cristina Feitosa utilizou-se de práticas sujas, atrasando o evento da doação de sangue de 9 da manhã para as 11. Mas os presentes no espaço puderam aproveitar o diálogo levantado pelos palestrantes Leonardo Gonçalves, coordenador da Regional II da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física; Vivian Dutra, coordenadora nacional da ExNEEF; e pelos militantes do MQVCTNC na Enfermagem Maria, Gustavo e Sabrina.


A estudante Vivian Dutra apresentou uma retrospectiva histórica de gênero, diretamente aplicada à enfermagem, que tem sua origem nas mulheres e até hoje é constituida majoritariamente por profissionais mulheres. Foram contextualizados o processo de construção de preconceitos e o atrelamento do machismo à realidade opressora da sociedade capitalista.
O companheiro Leonardo "Panda", de maneira bastante atrativa, com uma linguagem simples, aproximou @s alun@s e dialogou a partir da realidade concreta sobre as concepções de saúde existentes atualmente no sistema capitalista, que entende a mesma como mercadoria.
Gustavo apresentou os debates sobre questões relacionadas ao curso e à atuação profissional, como OS's, OSCIPs, piso salarial, 30 horas e Reforma curricular, enquanto Maria apresentou a organização do Movimento Estudantil e os posicionamentos do MQVCTNC quanto à reorganização da juventude brasileira, Reforma Universitária e REUNI.

Um comentário:

Vânia Glória Alves disse...

Fico muito satisfeita com o que vejo. Sou enfermeira, formada pela EEAN- UFRJ e fico feliz em poder ser testemunha deste movimento de organização dos estudantes de enfermagem. Queremos, cada vez mais, profissionais enfermeiros com militância que sem dúvida subsidirão profissionais de qualidade.
PARABÉNS!!!!!