segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Carta de apresentação da gestão 2009/1010 da ExNEEF

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GESTÃO 2009/2010


Carta de Apresentação


Caras(os) estudantes, professoras( es) e companheiras( os),

Por meio desta a nova gestão da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) se apresenta e busca tanto estabelecer contato, quanto aproximar as relações com instituições, entidades (Centros e Diretórios Acadêmicos, Sindicatos, Executivas e Federações de curso) e outros movimentos sociais.

A ExNEEF é a entidade nacional representativa de estudantes de educação física, composta por estudantes de todas as regiões do Brasil, organizados em Coordenações. Nos seus 17 anos de existência, a ExNEEF se posiciona em relação aos rumos da Educação Física e do Ensino Superior no país, através das lutas em que está inserida, onde estas são balizadas a partir da história e das bandeiras de luta do movimento. Somos contrários à Regulamentação da profissão e defendemos a regulamentação do trabalho; somos contrários às atuais diretrizes curriculares, que dividem o curso em licenciatura e bacharelado e defendemos a proposta de licenciatura ampliada; e somos contrários também ao projeto de Reforma Universitária/ REUNI que vem sendo aplicado pelo Governo LULA.

A gestão da ExNEEF 2009/2010 assume em um momento que a classe trabalhadora sofre um grande ataque do capital por conta da crise, tanto por conta do ataque aos trabalhadores, via retirada dos direitos conquistados pela classe trabalhadora, quanto por conta da perda de postos de trabalho e demissões em massa, como no caso da EMBRAER. Entendemos que a conjuntura não é favorável à classe trabalhadora devido ao momento de refluxo que passamos, onde pós governo Lula, que além de implementar as políticas colocadas na ordem do dia pelo capital internacional, cooptou\anestesiou setores\instrumentos como CUT e UNE, que deixaram de tocar a luta concreta para cumprir o papel de mediadores das políticas do governo em suas bases.

Nesta conjuntura de refluxo e dada à falência de alguns instrumentos de luta, existe a necessidade/possibilidade de organização/rearticulação das lutas. Entendemos que esta rearticulação deve se dar com o conjunto dos que lutam, com significativa adesão das massas e com a superação de antigos vícios. Por entender que estes elementos de superação das falidas formas de organização não estiveram presentes no processo de construção da ANEL, e que esta tentativa de rearticular o movimento apenas a partir da construção de entidades não contribui para a rearticulação das lutas, não compomos a ANEL, bem como não reconhecemos a UNE , por mais que entendamos a necessidade de um instrumento que represente os estudantes e articule a luta estudantil nacionalmente.

No momento histórico que nos encontramos, avaliamos como central para consolidar o processo de reorganização o retorno às bases, por entender que nenhuma direção é direção de si mesmo, fortalecimento/consolidação dos Centros e Diretórios Acadêmicos, pois estas entidades potencializam as lutas nos seus locos, possibilitando a aproximação dos estudantes com lutas tocadas a nível nacional. Por isso, identificamos a necessidade de fortalecimento do FENEX, pois hoje é o instrumento que de fato consegue aglutinar setores e encaminhar/avançar as/nas lutas. Pela necessidade de articulação com outras entidades e movimentos de luta social, elevação da consciência dos militantes, é que visualizamos os espaços de construção/vivência dos EIV´s como importantes para a articulação/formação dos movimentos de luta.

Na Educação Física, temos um momento onde a disputa de projetos para a formação se acirra, onde começam a aparecer as conseqüências dos equívocos do processo de implementação das atuais Diretrizes Curriculares, em 2004, que divide o curso em licenciatura e bacharelado. Hoje percebemos na prática os problemas desta “divisão” da área advinda do projeto de mundialização da educação, do projeto político do capital para educação. Nesse sentido, o movimento estudantil de educação física construiu/defende a proposta de Licenciatura Ampliada, por entender que Educação Física é uma só, por pautar uma formação unificada e lutar pela revogação das atuais Diretrizes Curriculares.

Para além da luta de área, a unidade entre outros setores se faz importante, pois temos lutas que só com unificação avançaremos, como a luta contra o REUNI, a Luta contra as OS´s e as Fundações Estatais de Direito Privado, a Luta contra o SINAES, a Luta contra todas as opressões e a participação nos atos classistas anti-governistas. A partir destas lutas, identificamos que avançaremos na luta em defesa da classe trabalhadora, em defesa dos direitos historicamente conquistados pela mesma e acumulando elementos para a construção do projeto socialista de sociedade.

Sendo assim, convocamos todas e todos estudantes e entidades a fazerem parte dessa história, construindo coletivamente enquanto sujeitos históricos e incorporando a luta. Estreitar nossas relações é essencial para a organização e consolidação das lutas.

Saudações Estudantis,


ExNEEF - Gestão 2009/2010


COORDENAÇÃO NACIONAL

Geral: Jomar Borges (UFBA), Geovanna Dutra (UFSM/UFBA)
CID: Breno Nóbrega (UFS), Gabriel Conte (UFPR)
CEPE: Marcius Fuchs (UFSM), Vivian Dutra (UFRJ)
Finanças: Pedro Silveira (UFRGS), Marcel Segalla (USP)

COORDENAÇÃO REGIONAL - 1

Daniel Carneiro - USP
Otoniel - UFSCar
Tauana Tubero - UNESP-PP
Mariana Prado - USP
Allan Bezerra - USP
Bruno Modesto - UNICAMP
Márcio Braguim - UNESP-PP
Solange - UNICAMP
Valmir Stocco – UNICAMP

COORDENAÇÃO REGIONAL - 2

Amanda Schütte – UFRRJ
Cynthia Rezende – UFJF
Diego Alves – UFMG
Elieson dos Santos – UFRJ
Leonardo Conceição “Panda” – UERJ
Loize – UERJ
Luiz Carlos – UFRJ
Noranda Fonseca – UFES
Raphael Pequeno - Estácio de Sá
Raul – UFLA
Rosana – UFF
Tauan – UFF

COORDENAÇÃO REGIONAL – 3

Vinícius Luduvice (UNEB/Guanambi)
Sandra Morena (UFBA)
Cínthia Araújo (UFPB)
Mak (UCSal)
Juliana (UEFS)
Isaac Dória (UFS)
Brener Ranieric (UFC)
Fernando Augusto (UFPB),
Jeffirson Ramos (UNEB/Guanambi)
Thyago Felix (UFPE)

COORDENAÇÃO REGIONAL - 4

Jonathas - UFMA
Cecília - UEPA
Iaci Jara - UFMA

COORDENAÇÃO REGIONAL - 5

Simone - UNB
Marcela - UFG
Paula - UCG
Kelly - UEG

COORDENAÇÃO REGIONAL - 6

Vivian Portela – UFRGS
Guilherme Lovatto – UFSM
Thais - UEM
Deca – UFPR
Ricardo – UFSC
Vinícius – UFSM
William - UFPR
Paula – UEM
Everson – FURG
Guilherme - UFSC

Nenhum comentário: