domingo, 5 de julho de 2009

Reunião e Arraiá QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA

Neste sábado, 4 de julho, foi realizada nova reunião do Movimento. Uma qualificada avaliação do Congresso Nacional de Estudantes, junto à discussão dos rumos do Movimento Estudantil brasileiro; a avaliação de nossa participação no processo eleitoral do DCE Mario Prata; os repasses sobre a burocratização de entidades como o Diretório Acadêmico Sandra Cristina Feitosa (Enfermagem-UFRJ) e o Centro Acadêmico de Educação Física Alberto Latorre de Faria (CAEFALF-UERJ); e Finanças foram os pontos contidos na pauta. A reunião contou com a presença de estudantes da UERJ, UniRio, UNESA, UFF e UFRJ.












Consideramos positiva a nossa participação no Congresso Nacional de Estudantes (11 a 14 de junho na UFRJ): conseguimos construir debates com diversos estudantes, apresentamos nossa tese na Mesa e também em espaços alternativos durante o evento, acompanhamos as explanações da Professora Vera Salim e do jornalista Carlos Leal (colaboradores do Movimento), fizemos novos contatos a nível nacional etc. Infelizmente, as deliberações do CNE, ao não avançar nos marcos políticos para a construção do novo Movimento Estudantil, não correspondem às reais necessidades da juventude brasileira. A centralidade da identificação da UNE/UBES enquanto aliada do Governo Lula/PT e dos ricos em nosso país e a necessidade de construir o novo rompendo efetivamente com esse velho foram abandonadas e relegadas a segundo plano pela Assembléia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL). Portanto, não nos comprometeremos com esse instrumento que nasce com diversas debilidades, podendo participar de seus fóruns de acordo com as demandas de luta da juventude em nosso país.















Em relação ao processo eleitoral de 2007, passamos de 637 votos para 1436, do terceiro para o segundo lugar. Conquistamos seis cadeiras na coordenação do DCE Mario Prata (em 2007, foram duas) e participaremos do CONSUNI e do CEG com representação. O principal foi nosso crescimento em diversos cursos da UFRJ e a abertura de diálogo com novos estudantes, além de ser a única chapa que apresentou a defesa de ruptura com a UNE e construção do novo Movimento Estudantil.












A atual gestão do DASCF (Enfermagem UFRJ) utilizou de práticas autoritárias para garantir a sua continuidade à frente da entidade. Com um calendário e comissão eleitorais que burocratizaram o processo, ficou inviabilizado um bom debate entre os estudantes do curso para escolher entre as chapas concorrentes. Optamos por nos retirar do processo eleitoral e seguiremos construindo o novo Movimento Estudantil na Escola de Enfermagem Ana Néri.






Já no Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ, a situação é bem semelhante. A atual gestão do CAEFALF teve seu mandato terminado no penúltimo semestre e posterga o processo eleitoral para se manter à frente da entidade. Realiza reuniões a portas fechadas e tem vínculo com a Direção da Unidade, não representando as lutas dos estudantes do curso. Estamos inscritos com a chapa 4 - QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA para defender uma nova concepção de Movimento Estudantil e a retomada do CAEFALF para as lutas.














Depois da reunião, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa realizou o seu ARRAIÁ, que contou com a animação da galera e muita comida típica. Com o forró tomando conta da trilha sonora da festa, foram arrecadados fundos para organizar as atividades no próximo semestre. Foram realizadas cinco rodadas de bingo, com diversos prêmios e a arrecadação foi dividida entre o Movimento e o Abrigo de Animais gerenciado pela Professora Marilene Dutra. Aproveitamos a oportunidade para realizar o sorteio das rifas que foram vendidas ao longo do primeiro semestre. Os prêmios foram repassados para os vencedores: uma Agenda Poética 2009 e um livro "Por uma Política de Classe".



Vivian lê os recados do Correio do Amor.


Comidas típicas, forró e bingo foram os destaques do Arraiá.




Gabriel e Vivian sorteiam os números do Bingo!




UFRJ, UERJ, UFF, UniRio e UNESA presentes!

Nenhum comentário: