domingo, 5 de julho de 2009

Participação no Congresso Nacional de Estudantes

Cerca de 2.000 estudantes estiveram presentes na UFRJ, entre os dias 11 e 14 de junho, sendo mais de 1.300 delegados eleitos em escolas e universidades públicas e privadas de mais de 20 estados de nosso país. Os números demonstram que há um processo vigente de reorganização da juventude em nosso país.



2.000 estudantes presentes.




O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa apresentou a tese "Para enfrentar a crise, organizar a juventude e consolidar o novo Movimento Estudantil", demonstrando a centralidade da ruptura com a União Nacional dos Estudantes, ponto de partida para a criação e fortalecimento de um novo instrumento. Todavia, foi vencedora a proposta recuada e fluida da Assembléia Nacional dos Estudantes Livre - ANEL.



Sorteio das teses; fomos a quarta, apresentada pelo estudante Gabriel Marques.



Dezenas de estudantes do Movimento participaram dos grupos de discussão e realizaram reuniões ao longo do evento para se organizar frente à burocratização estabelecida pelo setor hegemônico, o PSTU. Portanto, um balanço crítico do Congresso Nacional dos Estudantes é feito e demonstram-se os limites e as debilidades da ANEL.



"A ANEL não responde às necessidades do processo de reorganização das lutas dos estudantes brasileiros. Tal como a CONLUTE e a Frente de Luta Contra a Reforma Universitária, a ANEL possui uma forma que possibilita a barganha política entre os setores hegemônicos da esquerda - PSTU e PSOL. O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa tomará uma postura autônoma frente à ANEL, não a reivindicando, mas deixando a possibilidade de participarmos de seus fóruns caso seja importante para as lutas existentes no país. Permaneceremos empunhando a defesa da ruptura com a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - que apóiam o Governo Lula/PT na implantação de suas políticas que favorecem os dominantes -, como marcos políticos para a criação de uma nova entidade, baseada numa organização autônoma e independente perante Direções, Reitorias e Governos, e em aliança com o proletariado", afirmou Luiz Carlos "Monstro", do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança da UFRJ.



Luiz Carlos "Monstro" intervém no Painel sobre Universidade.

O jornalista Carlos Leal foi um dos palestrantes.





Vivian Dutra, do CA de Educação Física e Dança da UFRJ, apresenta posições durante o Painel.



Reunião após a decisão de criação da ANEL: avaliação e perspectivas.


Ao longo do Congresso, várias reuniões foram realizadas em frente à sala do CAEFD.

Nenhum comentário: