sábado, 9 de maio de 2009

CHAPA 4 obtém segundo lugar nas eleições do DCE Mario Prata

Entre os dias 5 e 7 de maio, 7.643 estudantes da UFRJ votaram para a próxima gestão do DCE Mario Prata. No plebiscito sobre a composição das coordenações e representações nos órgãos colegiados, mais de 4.000 (67% dos votos válidos) optaram pela PROPORCIONALIDADE, ou seja, todas as chapas concorrentes indicarão representantes de acordo com os votos obtidos.

A atual gestão (De que lado você samba?) sagrou-se vencedora, com 45,7% dos votos válidos (3443 votos), seguida pela expressiva votação obtida pela chapa 4, composta por militantes do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, que obteve 1436 votos (19%) e terá representantes no CONSUNI, no CEG, além de triplicar a quantidade de coordenadores em relação à última gestão, na qual possuía dois representantes.

Segundo Luiz Carlos “Monstro”, coordenador de Imprensa e Comunicação e suplente no CONSUNI durante a última gestão do DCE, “este resultado reflete o árduo trabalho desenvolvido pelo Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, que demonstrou coerência nas propostas apresentadas e apontou claramente para a consolidação do novo Movimento Estudantil. Nossa chapa já preparou os estudantes com o debate sobre o Congresso Nacional de Estudantes, que será de 11 a 14 de junho na Escola de Educação Física e Desportos. Vencemos com larga vantagem nas urnas da EEFD, da Faculdade de Educação, na Escola de Química e em Macaé, reflexo da correta presença no dia-a-dia das lutas nesses locais. Além disso, os votos expressivos em diversos outros cursos apresenta a correta proposição para avançarmos nas lutas contra o REUNI e o Plano Diretor na UFRJ, defendermos a meia-entrada e atrelarmos as lutas específicas de cada curso às questões gerais da Educação em nosso país. Seguimos com tudo sem cansar, defendendo os estudantes e os trabalhadores, nesse contexto em que os setores dominantes apresentam uma série de ataques à juventude e à classe trabalhadora!”.


Enquanto a Reitoria de Aloísio Teixeira, totalmente submissa às políticas nefastas do Governo Lula/PT para o Ensino Superior, prossegue nas modificações através do Plano Diretor e do Novo ENEM, o Movimento Estudantil terá diversos desafios nos próximos meses. “Continuaremos defendendo arduamente o campus da Praia Vermelha. Aqui na Faculdade de Educação os estudantes assumiram o protagonismo para defender expansão com qualidade, diferente da transferência para o Fundão decidida com pouca discussão e de maneira apressada pela Direção. Não permitiremos que o campus se transforme em Hotel Escola, estacionamento subterrâneo ou Centro Cultural e de Convenções, abrindo espaço para parcerias público-privadas, como deseja a Reitoria.”, afirmou Danielle Galante, do terceiro período de Pedagogia e membro da chapa 4.







Chapa 2 – De que lado você samba? 3443 votos (45,7%)
CHAPA 4 – QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA 1436 votos (19,1%)
Chapa 5 – Juntos pela UFRJ – Renovando o DCE 1056 votos (14%)
Chapa 1 – Um novo Enredo 967 votos (12,8%)
Chapa 3 – Correnteza 620 votos (8,2%)
Votos brancos – 72 votos
Votos Nulos – 49 votos


Chapa 2 - 14 coordenadores, 2 conselheiros no CONSUNI e 2 conselheiros no CEG
Chapa 4 - 6 coordenadores, 1 conselheiro no CONSUNI e 1 conselheiro no CEG
Chapa 5 - 4 coordenadores e 1 conselheiro no CONSUNI
Chapa 1 - 4 coordenadores
Chapa 3 - 2 coordenadores

PLEBISCITO
Proporcionalidade – 4087 votos (67,4%)
Majoritariedade – 1971 votos (32,5%)
Brancos – 1472 votos
Nulos – 90 votos




Estudantes votam na EEFD. 590 (90%) dos 655 votantes escolheram a CHAPA 4, que possuía mais de 50 estudantes de Educação Física e Dança e contava com o apoio do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança.


Na Faculdade de Educação, os e as estudantes de Pedagogia estiveram firmes com a chapa 4. Dos 204 votantes, 144 (70%) escolheram QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA para a gestão do DCE Mario Prata.


Antes de iniciar a apuração, chapa 4 se reúne.

Depois de mais de 7 horas apurando os votos, na Praia Vermelha, a aguerrida militância do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa comemora a vitória no processo eleitoral do DCE Mario Prata.

Nenhum comentário: