sábado, 9 de maio de 2009

Posição do Decano Alcino sobre o curso de Relações Internacionais

A partir da mensagem abaixo, percebemos como a Universidade lida com a expansão promovida pelo REUNI! Depois de deixarem os estudantes de Relações Internacionais sem saber onde teriam aulas (IFCS ou Praia Vermelha) e jogarem a turma para o subsolo do Centro de Ciências da Saúde, agora vão se colocar contra a autonomia do colegiado!
Por que concentrar os recursos na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão? Como ficarão as Unidades que decidirem manter-se onde realizam suas atividades atualmente?
É a chantagem para a transferência se materializando a cada dia!
Caros colegas

Fui surpreendido pela informação de que, por decisão unânime (uma abstenção e duas ausências), o colegiado do curso de relações internacionais decidiu transferi-lo para a Praia Vermelha/ IFCS com aulas em dias alternados nas duas áreas da Universidade. Esta transferência valeria pelo período até 2013 (sic!) quando, de acordo com relato do presidente da Comissão do Plano Diretor na mesma reunião, o prédio estaria pronto.
Por conta desta decisão e antecipando os prejuízos espetaculares que dela poderão advir:

1. Reitero que desconheço espaço físico disponível, exceto em auditórios até hoje não disponibilizados para o Condomínio de Salas de Aulas da Praia Vermelha, para a realização do referido curso no turno noturno, na Praia Vermelha.

2. Reitero que, se houver espaço disponível em qualquer ponto da Praia Vermelha, este deveria ser imediatamente disponibilizado para os cursos noturnos nela ministrados atualmente e que não podem desenvolver várias atividades e abrir novas turmas por esta razão.

3. Alerto que, antes mesmo deste ano de 2009 acabar, não haverá mais sala disponível.

4. Lembro que, por decisão do Conselho Universitário tomada na reunião passada, a que não pude comparecer, os recursos para novas instalações serão concentrados na Ilha da Cidade Universitária.

5. Manifesto minha surpresa pelo fato do ano de 2013 ter sido apontado como sendo aquele em que as instalações do centro de convergência CCJE-CFCH-CLA estarão prontas e funcionando. Ouvi anteriormente em reunião do CSCE a data de março de 2011 e não consigo conceber porque demoraria mais que isto já que os recursos estão disponíveis.

6.Reitero que o Conselho de Centro apoiou a criação do novo curso ressalvando que a instalação do mesmo não poderia ser feita com prejuízo para os cursos noturnos já existentes no CCJE.

7.Lamento informar que o Centro não dispõe de recursos financeiros ou de espaço físico para atender a instalação provisória do curso na Praia Vermelha e ainda que dispusesse dos mesmos, os teria cedido para os cursos noturnos já existentes do Centro (Administração e Ciências Contábeis) instalados na supracitada área. Portanto, cabe aos proponentes de tal instalação o ônus do provimento destes insumos.



Atenciosamente;


Alcino Ferreira Camara Neto

Nenhum comentário: