sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mobilização dos estudantes da UFRRJ - Nova Iguaçu

Estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Nova Iguaçu, há tempos vêm lutando em defesa do campus. O Instituto Multidisciplinar (RURAL-Nova Iguaçu) foi criado há 3 anos e até hoje funciona numa escola municipal cedida pela prefeitura (à noite), além de um prédio alugado, sem a menor infra-estrutura, onde tudo falta e nada tem. As obras do Novo Campus não foram concluídas, e não há previsões.


No dia 27 de maio, os estudantes demonstraram que estão cansados de tanta enrolação e das desculpas da prefeitura (Lindberg/PT) e da Reitoria. Resolveram sair às ruas para denunciar o papel nefasto e eleitoreiro que a prefeitura e a reitoria têm feito ao propagandear um campus inexistente.

Mais de 200 estudantes se reuniram no calçadão de Nova Iguaçu, com faixas, cartazes, panlfetos e palavras de ordem, indo em passeata até a Via Light, colocando em alto e bom som as suas reivindicações e esclarecendo a população sobre a real situação da educação superior brasileira.


No final do ato, os estudantes se dirigiram até a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, onde uma comissão de representantes dos cursos subiu para uma reunião com os vereadores. Depois de muita enrolação dos parlamentares, foi encaminhada uma audiência pública com os estudantes.


Certos de que só a luta e a mobilização podem trazer vitórias, os estudantes estão preparando um novo ato, desta vez na prefeitura.


Os estudantes da UFRural Nova Iguaçu demontraram que têm garra e disposição pra lutar e que não irão aceitar pagar pela crise, os cortes de verbas na educação e o REUNI de Lula/PT, que impõe expansões sem a devida qualidade.

Mais uma luta que antecede a realização do Congresso Nacional de Estudantes e que expressa a necessidade do movimento estudantil se organizar nacionalmente e não permitir que a juventude pague pela crise.


Fotos do ato no calçadão de Nova Iguaçu:

Nenhum comentário: