sexta-feira, 29 de maio de 2009

Campanha por segurança na UFRJ é debatida pelos estudantes no CONSUNI

Os representantes estudantis no Conselho Universitário levaram a discussão sobre segurança na UFRJ e na sociedade com bastante qualidade, problematizando a contrariedade à política de criminalização da pobreza expressa através dos caveirões presentes em comunidades bem como o armamento da Guarda Municipal para reprimir manifestantes e oprimidos. A defesa da expansão de qualidade também esteve presente, inclusive com a ampliação de cursos noturnos.
A campanha, organizada pelo DCE Mario Prata, prevê abaixo-assinado entre os estudantes e manifestações para pressionar a Reitoria e o Governo Lula para abertura de concursos públicos para vigilantes.
Segue abaixo a moção aprovada pela Sessão do Conselho Universitário.
Moção especial para concurso público na UFRJ de vigilantes


Reiteramos a necessidade urgente de abertura de concurso público, para suprimento de cargo de vigilante na UFRJ, uma vez que desde a década de 90 tal cargo foi extinto, para contemplar a política do estado mínimo.

Esse tipo de serviço requer vínculo permanente com a instituição, essencial ao seu bom funcionamento, portanto não pode ser terceirizado, em virtude da precariedade que caracteriza tal vínculo de trabalho.

Segurança é dever do estado, é bem essencial previsto constitucionalmente. Por isso, entendemos que, para o exercício dessa atividade, em uma instituição pública de ensino, é necessário um profissional concursado, com vínculo permanente, para que conheça a missão da instituição e dela obtenha a formação e qualificação constantes, visando a execução de suas atividades primordiais de modo adequado, eficaz, eficiente e, até mesmo, pedagógico.

Nenhum comentário: