sexta-feira, 22 de maio de 2009

Informativo da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

Informativo nº. 8
Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes
21 de maio de 2009
www.congressodeestudantes.org.br
construindocongresso@yahoogrupos.com.br



ATENÇÃO! DIA 30 DE MAIO de 2009, ENCERRA-SE O PRAZO
PARA INSCRIÇÃO DAS TESES AO CONGRESSO.
As teses que chegarem após o prazo serão publicadas somente no site
e não mais no caderno de teses.



No último dia 16, em Belo Horizonte (MG), realizamos a última reunião nacional para construção do Congresso. Nosso próximo encontro será agora em Junho, no Rio de Janeiro, no Congresso Nacional de Estudantes. A construção do Congresso já aponta uma perspectiva vitoriosa e já nos faz sentir que estamos fazendo história, mas ainda estamos diante de grandes desafios até a realização do Congresso.

Desde o início de sua construção, os desafios sempre estiveram presentes. Na data da primeira reunião ainda não estava claro o tamanho que a crise econômica internacional iria tomar. Diante de sua realização, podemos sentir a responsabilidade dessa iniciativa. Dar uma resposta à esquerda, na contramão de alguns setores dos movimentos sociais, enfrentando o peso de uma figura traidora, porém reconhecida pela classe trabalhadora. Esse não é qualquer desafio.

Um desafio ousado, porém necessário. Muitas lutas que guiaram a juventude de alguns anos pra cá, se encontram em um estágio desafiador, de enfrentar o debate sobre as conseqüências do REUNI nas universidades federais, enfrentar o debate sobre o ensino a distância, sobre as Fundações privadas, sobre o corte de verbas realizado sobre a Educação, diante da crise.

Comprar este enfrentamento na forma da construção do Congresso Nacional de Estudantes aponta seriedade no debate e na ação. Neste momento, estamos elegendo delegados por todo o país. Também estamos nos esforçando para concretizar a nova forma de fazer movimento estudantil.

Levantar dinheiro de forma militante, intervir nas mobilizações, apontando como parte da saída uma articulação nacional do movimento estudantil brasileiro. Não são todos os lutadores que vieram, mas continua o esforço pós congresso, para ampliar o espectro político dessa iniciativa.

Após 5 reuniões nacionais, passando por algumas partes do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Salvador e BH), após atos contra o REUNI, fortes debates, manifestações, lutas, ocupações de reitorias, ocupações urbanas, mobilizações contra os efeitos da crise, os atos nas portas dos cinemas, defendendo a meia entrada, a construção do Congresso Nacional de Estudantes concretizou um regimento, uma programação, um formato de credenciamento, para que nossa iniciativa dê o mais certo possível. Esses temas fizeram parte da última reunião nacional.



Pauta do Informativo:
1) Eleição de delegados e credenciamento
2) Informações sobre o local
3) Finanças
4) Oficinas e Apresentações culturais




1) Eleição de delegados e credenciamento

Foram dados informes de alguns processos de eleição de delegados e de debates em torno ao congresso, eleições de DCE’s, mobilizações nas estaduais paulistas, na Universidade Federal do Mato Grosso, etc.

O centro deste informativo é, no entanto, o alerta à organização das delegações, para realizarem a maior parte do credenciamento antes do Congresso. Reproduzimos aqui o ponto de credenciamento do último informativo (nº. 7).



“O credenciamento do Congresso é um aspecto fundamental para a organização e garantia dos pagamentos das taxas ao Congresso. Por isso apresentamos aqui os procedimentos que devem ser feitos a partir da eleição dos delegados. Pedimos que esses procedimentos sejam realizados integralmente, para facilitar na organização do Congresso; ao mesmo tempo lembramos que se todos recorrerem a esses procedimentos, garantimos mais ainda a democracia do Congresso, pois garante que todos os delegados/as possam ser eleitos e credenciados da mesma forma, sem ser necessário recorrer a recursos.


a) O primeiro procedimento é político, a divulgação do Congresso, debates como os que foram realizados nas Calouradas, boas discussões nas entidades, etc.

b) Durante as assembléias, deve circular a lista de presença padronizada que está no site (www.congressodeestudantes.org.br). Ao final da eleição, deve ser preenchida a ata padronizada (que também está no site), que pede dados sobre a Universidade ou escola que realizou a eleição, o curso, quantos estudantes o curso ou escola que representa, a quantidade de delegados que o curso tem direito e o nome dos delegados eleitos.


c) Se a eleição ocorrer em urna, a lista de votantes deve ser a mesma lista de presença contidas no site e dessa forma, a ata da eleição também é a mesma, com as definições dos delegados eleitos, quantos estudantes tem na base dos cursos e escolas, etc.

d) Encerrada a eleição o próximo passo fundamental é o pagamento das taxas. Lembrem que este Congresso é independente política e financeiramente, portanto quem vai custar seus gastos são os próprios estudantes. A taxa é de R$ 70,00 (setenta reais)

e) O pagamento das taxas deve ser realizado através de depósitos em conta bancária. Na última reunião nacional, discutimos a possibilidade de a Conlutas dispor seu aparato jurídico para ajudar no Congresso. Dessa forma, orientamos que o dinheiro das taxas seja depositado na conta da Conlutas. (Banco do Brasil – Agência: 4223-4; conta corrente: 8908-7). Se fôssemos fazer uma conta só do Congresso, teríamos de dispor de um CNPJ de alguma entidade, e muitas entidades do ME não possuem esse aparato.

f) Na pasta de delegados ao Congresso, vai constar um balanço financeiro do Congresso, com o controle de entradas e saídas, para que seja bastante transparente o controle dos recursos ao Congresso.

g) Assim que o dinheiro for depositado, a ata, a lista de presença e o comprovante de pagamento devem ser enviados via sedex para o endereço da Conlutas no Rio de Janeiro. (Rua Tetônio Regadas, nº 26, sala 602 ;Lapa – Centro – CEP: 20021 – 360;Tel: (21) 25091856).

h) A importância deste procedimento está relacionada ao fato de o credenciamento poder ir sendo realizado antes mesmo do Congresso. Os envios que não estiverem com todos os dados (atas, listas de presença e comprovante de pagamento), não terão os delegados credenciados ao Congresso.

i) O próximo passo é enviar um e-mail à organização do Congresso, para existir um controle maior das atas, listas e pagamentos que foram sendo enviados. Este e-mail para confirmação do envio é: credenciamentocne@yahoo.com.br.

j) Percebam que o processo de credenciamento tem a seguinte seqüência: ELEGEU, PAGOU, ENVIOU PARA O RJ E ENVIOU E-MAIL. Solicitamos que todos respeitem essa seqüência, pois facilita a organização do Congresso.

k) Alguns estados podem preferir centralizar todas as atas para depois mandar. Alertamos, no entanto, que para a organização do Congresso, é mais fácil que as atas cheguem o quanto antes, mesmo que as atas de um mesmo estado cheguem com diferenças de tempo. Por exemplo, se no estado de São Paulo uma assembléia secundarista eleger seus delegados amanhã, é necessário que o procedimento ELEGEU, PAGOU, MANDOU PARA O RJ E ENVIOU E-MAIL seja feito depois de amanhã e não esperar que as outras eleições do estado aconteça.”




ALERTAMOS A TODOS E TODAS QUE NÃO HAVERÁ ISENÇÃO DA TAXA. AS DELEGAÇÕES DEVEM GARANTIR O CREDENCIAMENTO DAS DELEGAÇÕES ANTERIOR AO CONGRESSO, MAS CASO ISSO NÃO ACONTEÇA, TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM ESTAR PRESENTES NO LOCAL DO CREDENCIAMENTO, JUNTO COM O VALOR DA INSCRIÇÃO.

2) Informações sobre o local



O Congresso vai acontecer na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, no campus do Fundão. As atividades do Congresso vão ocorrer na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ e no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, além de utilizar a estrutura do Restaurante Universitário “Edson Luis de Lima Souto” para alimentação.

O local de alojamento será nos ginásios da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Os alojamentos são cobertos. É necessário levar colchonete e cobertor, quem quiser, pode levar barraca.

O Rio de Janeiro possui um clima classificado como tropical atlântico, que resume o ano em 2 estações. No mês de junho, estaremos na “estação” de temperaturas amenas, com poucas chuvas, com temperatura média máxima de 24º e mínima de 18º. Recomendamos a todos a trazerem casaco e a deixarem materiais de muito valor em casa. Durante o Congresso, haverá orientações sobre a segurança no local. Também no local serão orientados locais das atividades, etc.



3) Finanças



Segue firme o esforço para levantar o valor da taxa ao Congresso (R$ 70,00). Esta taxa corresponde a toda a infra-estrutura do Congresso. Na pasta dos delegados, constará o orçamento de todos os gastos, entradas e saídas e origem do dinheiro.

Com este esforço, estamos concretizando a construção de um movimento estudantil independente, que potencializa sua radicalização e rebeldia. Esse debate é muito necessário de ser feito com todos os estudantes, sobre a necessidade do esforço militante para garantia de nossa atividade.

Orientamos também que as delegações universitárias recorram às Reitorias ou pró-reitorias para fazer solicitação de ônibus para viajar ao Rio de Janeiro, com destino ao Congresso. Essa solicitação é uma reivindicação pelo direito de a Universidade reconhecer as atividades estudantis como atividade legítima dos estudantes. Aquelas delegações que precisarem de documentos oficiais da organização do Congresso e da liberação da UFRJ para realização do congresso, por favor, mandem e-mail para a lista do Congresso.



4) Oficinas e Apresentações Culturais



Lembramos aqui que haverá um espaço na programação para realização de oficinas, para enfocar temas que não sejam tão aprofundados durante a programação do Congresso e também para abordar discussões mais específicas, além de atividades lúdicas. Para inscrever a oficina, basta mandar um e-mail para contruindocongresso@yahoogrupos.com.br. As oficinas acontecerão no dia 13 de Junho, sábado das 20h às 22h30.

Também haverá um espaço para apresentações Culturais. Há um horário definido (Sábado, das 17h30 às 18h30), mas podemos utilizar também o intervalo dentro da programação. Em função de garantir espaço, é necessário que os grupos culturais tentem informar o quanto antes a realização da atividade, também através do e-mail acima.

Nenhum comentário: