segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Militantes do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa recepcionam a calourada da UFRJ

Durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, milhares de estudantes se matricularam na Universidade Federal do Rio de Janeiro após passarem pelo exame de vestibular.


A maioria dos recém-ingressos para ambos os semestres letivos do ano precisou comparecer ao prédio da Faculdade de Letras, onde os militantes do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa prepararam uma exposição de fotos de diversas atividades estudantis, como as manifestações, encontros e reuniões.




- "É um momento oportuno para dialogar com os novos estudantes da UFRJ, que ingressam numa Universidade pública recheada de problemas por conta do descaso do Governo Lula/PT e da conivência da Reitoria, que adere ao REUNI de maneira arbitrária e com pouca discussão. Os calouros precisam conhecer e principalmente se juntar às lutas organizadas pelos Centros Acadêmicos e pelo DCE", afirma Thiago Coqueiro "Lenny", da coordenação do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança.


No ano passado, a UFRJ inaugurou dois novos Bandejões, depois de mais de 15 anos sem a existência de Restaurantes Universitários. É necessário prosseguir a luta para que os estudantes da Praia Vermelha, da Lagoa e do Centro também possam ter acesso. Além disso, o funcionamento noturno, o aumento da quantidade de refeições e a gratuidade das mesmas são bandeiras a ser apresentadas pelo corpo discente.


Outras questões importantes no diálogo foram o andamento do Plano Diretor, projeto para adequar a UFRJ às exigências da Reforma Universitária e do REUNI de Lula e também a importância da organização das lutas a nível nacional, conforme Gabriel Marques, do Centro Acadêmico de Pedagogia defende:


- "A Reitoria e os setores conservadores e governistas da UFRJ têm elaborado o Plano Diretor, publicando matérias em jornais de grande circulação como se o REUNI fosse a salvação, vendendo um peixe estragado para a sociedade. Para lutar em defesa da Educação Pública, os estudantes precisam se organizar nacionalmente. Em junho, ocorrerá o Congresso Nacional de Estudantes, no Rio de Janeiro; é importante que tenhamos uma nova entidade estudantil para apresentar ao conjunto dos estudantes das Universidades e colégios do país, públicos e particulares, que o novo Movimento Estudantil, de luta e combativo, está presente e organizado, superando os vícios e o burocratismo da União Nacional dos Estudantes, que hoje é um braço de Lula/PT contra os próprios estudantes."

Portanto, nesses três dias houve o primeiro contato da calourada com o Movimento Estudantil organizado. No primeiro semestre, muitas discussões e novas informações surgirão, visto que ocorrerá o processo eleitoral para a próxima gestão do DCE Mario Prata.

Para finalizar, criticamos as atitudes e práticas lastimáveis de veteranos de alguns cursos, que publicamente humilhavam e oprimiam calouros e calouras. Além disso, a presença inoportuna da Juventude tucana do PSDB, distribuindo panfletos reacionários ao tentar se apresentar como uma alternativa para o Movimento Estudantil da UFRJ.


-"Defendemos a socialização entre calouros(as) e veteranos(as), através de brincadeiras, dinâmicas, troca de informações e materiais etc. O trote através de opressão deve ser abolido da realidade cotidiana. Indago que trabalhadores estão sendo formados em cursos da área de saúde que apelam para a lógica dos dominantes (veteranos) oprimindo e explorando os dominados (calouros)! Com relação ao PSDB, os estudantes perceberão as práticas neoliberais e o discurso vazio dos tucanos, que não têm um projeto de lutas estudantis para apresentar. Hoje o PT e sua base aliada e o PSDB/DEM são siglas dos mesmos, daqueles que governam para a elite brasileira. A esquerda combativa apresentará alternativas que defendam os trabalhadores e a juventude", opinou Vivian Dutra, da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física.
O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa deseja as boas-vindas para a calourada e convida para se aglutinar nas lutas em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Nenhum comentário: