sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ExNEEF não reconhece a UNE e constrói o Congresso Nacional de Estudantes

A EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
não reconhece a UNE e constrói o CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES


Aos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos de Educação Física do Brasil

Em 1937 foi fundada a União Nacional de Estudantes (UNE), com o objetivo de organizar o movimento estudantil brasileiro, e dar aos estudantes maior poder de mobilização.

Desde sua criação, a história da UNE e dos estudantes organizados está associada à história política do país. Diversas lutas importantes foram travadas, como a campanha “O Petróleo é nosso!” e no período da ditadura militar, no qual a UNE se colocou como uma das principais resistências.

Após o AI-5, a UNE caiu na ilegalidade e mesmo assim não perdeu seu papel fundamental na organização da resistência contra a ditadura e na luta contra os planos imperialistas para a educação, aplicados pelo governo através dos acordos MEC/USAID.

Ficando 15 anos na ilegalidade, a entidade volta em 1983 com o fim da ditadura. Em 1992, a UNE novamente mostra seu papel de protagonista na política nacional e puxa, junto aos DCEs, o movimento dos caras pintadas que exigiam o impeachment do então presidente Collor.

Apesar de cumprir um papel central nesse processo, já nesse momento, a UNE mostrava seus limites para atuar enquanto instrumento do movimento estudantil combativo. Isso se comprovou no apoio à ascensão de Itamar Franco para presidência, em contraposição a lutar por novas eleições.

Também nesse período, cresce a utilização do monopólio do direito à meia entrada, transformando a UNE numa verdadeira fábrica de carteirinhas. Não podemos negar a história da UNE na política Brasileira, entretanto, nas últimas duas décadas, ela não tem cumprido com seu papel.

A crescente burocratização desta entidade serviu não só para manter a hegemonia de um mesmo grupo político na direção da entidade, que desde 1991 é o mesmo, se utilizando de mudanças na forma de eleição dos delegados, de fraudes, a falta de espaço para manifestação das diferenças e a conseqüente ausência de uma construção coletiva dos espaços.

Além de tudo isso, a UNE tornou-se um braço do governo no interior do movimento estudantil brasileiro. Com a chegada do governo Lula, esse processo se aprofunda, fortalecendo a UNE como um real obstáculo para as lutas estudantis.

Dessa forma, ao não fazer um enfrentamento às políticas neoliberais do governo e, inclusive, apoiando políticas que desqualificam, sucateiam e desmontam a educação, como o PROUNI, o REUNI, a Lei de Inovação Tecnológica, o Decreto Lei de Fundações, enfim, a Reforma Universitária de Lula em seu conjunto. Demonstrando que a UNE não serve mais como instrumento de luta para os estudantes.

A Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) vem discutindo a situação da UNE desde a década de 90, acumulando o debate em Encontros Nacionais, Encontros Regionais, além de outros espaços de militância da ExNEEF.

O ponto culminante foi o último Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física (ENEEF), realizado em 2008 na cidade de Porto Alegre, que teve como sede a UFRGS. Em especial uma mesa que aprofundou o debate sobre a situação da UNE e quais os caminhos que a ExNEEF deveria tomar perante esta situação.

Assim, na plenária final desse encontro, os estudantes em ampla maioria deliberaram que a ExNEEF não legitimaria mais a União Nacional de Estudantes (UNE), rompendo com a entidade, reconhecendo que o momento histórico que estamos é o de voltar para os estudantes e rearticular sua organização, não avaliando este momento como propício para a criação de uma nova entidade que dirija esse movimento.

Resoluções do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física:

“Que a ExNEEF rompa com a UNE e priorize a formação e reestruturação de sua base, além de manter sua atuação no FENEX e construir outras lutas do ME.”

“A ExNEEF entende a importância de uma nova entidade para o Movimento Estudantil Geral porém não avalia a conjuntura como favorável para construção de uma nova entidade”.

“A ExNEEF se propõe a participar e construir espaços por fora da UNE de reorganização do ME combativo e de luta, inclusive um congresso nacional dos estudantes, levando em consideração as resoluções aprovadas neste ENEEF e as bandeiras históricas do MEEF.”

(Resoluções 19, 20 e 21 da Plenária Final do XXIX ENEEF, realizado em Julho de 2008, na UFRGS, Porto Alegre - RS)

Dessa forma a ExNEEF entende e orienta a todas e a todos estudantes de Educação Física, assim como Diretórios e Centros Acadêmicos, a não legitimarem os espaços promovidos pela UNE, não tirando delegados e não participando dos mesmos.

A partir da falência da UNE, entendemos a necessidade de participação dos espaços nacionais fora da UNE para articular e unificar as lutas (Fenex, Congresso dos Estudantes...). Assim, queremos de forma democrática, levar os estudantes de Educação Física do Brasil, a debater com o conjunto dos estudantes as amplas opiniões, sobre a reorganização do Movimento Estudantil brasileiro. E nesse sentido, retomar a tradição de luta dos estudantes ao lado da classe trabalhadora.

Por tudo isso, a ExNEEF orienta os estudantes a acompanhar e discutir as atividades do Congresso Nacional de Estudantes, que está sendo organizado por entidades do movimento estudantil e será realizado de 11 a 14 de Junho de 2009 na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário: