quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fórum Estudantil na Folha Dirigida - 19/11/2008

Bacharelado interdisciplinar

O Ministério da Educação (MEC), através do Programa de Restruturação das Universidades (Reuni) estimula as reformas curriculares. Por isso, algumas universidades Federais estão iniciando mudanças neste sentido. Instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irão oferecer cursos de bacharelado interdisciplinar, ciclos básicos para diversas áreas, concedendo já o diploma antes da profissionalização. As mudanças são polêmicas. Algumas universidades ousam mais enquanto outras são mais cautelosas com relação às medidas. O modelo de reforma curricular apresentado é satisfatório?


"A princípio, acho que para fazer essa reforma o curso mais genérico tem que ser muito bem fundamentado, com excelente estrutura e de qualidade. Assim, será válido, principalmente, para o vestibulando que não tem certeza da carreira que quer. Por isso é importante que a abrangência seja consistente para que ele possa se identificar. Eu mesmo quando fiz o bacharelado de Biologia não me interessava por várias matérias de biologia, mas sim por aquelas mais ligadas à Química. Agora, essa reforma não pode vir com o objetivo de acelerar o processo e lançar mais profissionais despreparados no mercado."

Rafael Couto
Aluno de Licenciatura em Biologia pela UniRio


"Esse novo modelo serve para dar conta das exigências de organizações internacionais, como a Unesco, com relação ao quantitativo dos diplomados. Acredita-se que são poucos os beneficiados pelo Ensino Superior e muitos recursos gastos. Mas a reforma é uma continuidade do processo de sucateamento da educação. Vão manter os recursos, aumentar o número de alunos por turma e formar mais rápido. O aluno fará um curso muito genérico e depois tem que passar por um outro vestibular dentro do curso para seguir com a especialização, mas muitos vão parar com o diploma de 3° grau. É uma ‘democratização’ do ensino superior que só funciona como seqüência do Ensino Médio."

Gabriel Marques
Aluno de pedagogia e membro do DCE da UFRJ


"A UniRio tem uma proposta próxima ao bacharelado interdisciplinar. Esse novo modelo é muito genérico. Acredito que seja uma proposta para fazer estatística apenas. Torna o ensino muito superficial e apenas com a função de distribuir diplomas. Nesse modelo, há uma outra seleção para fazer a especialização. Quem não quiser ou não puder fazer sai com um diploma de nada. Esses profissionais terão dificuldade para entrar no mercado. Inflar o mercado para reduzir a remuneração é aplicar uma lógica muito mercantilista à educação. O Ensino Superior não está aí para isso."

Luiz Renato Padilha
Representante do DCE da UniRio

Fonte:

http://www.folhadirigida.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrLink=7,119,95,192671

Nenhum comentário: