segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Reunião para construção do Congresso Nacional de Estudantes

Com a chegada do governo Lula/PT ao poder, acentuou-se a implementação de medidas neoliberais, que seguem sucateando e privatizando setores básicos como saúde, segurança e educação. Diferente de anos anteriores de FHC, atualmente os ataques se tornam mais intensos, visto que as entidades UNE e CUT, que deveriam lutar pelos direitos dos estudantes e dos trabalhadores, encontram-se como agentes do Governo facilitando a implementação das medidas ao frear as lutas e confundir o conjunto da sociedade.

No campo da educação, a defesa do processo fatiado de Reforma Universitária é logo assimilado pela UNE, que passa a compactuar com esse ataque, defendendo a degradação da educação pública.

O Movimento estudantil combativo e de luta passa a se organizar em fóruns por fora da UNE e necessariamente contra a mesma, a fim de organizar as lutas contra a Reforma Universitária privatizante.

Em 2007, o governo José Serra/PSDB em São Paulo apresenta medidas que atacam a autonomia das Universidades estaduais paulistas. Enquanto isso, o governo Lula/PT lança decretos que atacam em demasia a educação pública: o REUNI (6096/07) para as instituições federais de ensino superior e o IFET (6095/07) para as instituições federais de educação profissional e tecnológica, ambos componentes do Plano de Desenvolvimento da Educação (6094/07) lançado pelo Ministro Fernando Haddad.

A contrariedade a esses decretos gera um amplo processo de lutas, com diversas ocupações de reitorias pelo Brasil em defesa da educação pública, fazendo com que os estudantes realizassem a luta também contra a União Nacional dos Estudantes, que auxiliava as Reitorias na adesão aos decretos nas Universidades.

Em 2008, o processo de lutas continuou intenso, com a ocupação das Reitorias da UnB e da UFMG, e do amplo processo de luta contra o REUNI que vem mobilizando estudantes em demasia na UFRJ.

Diante desse quadro potencial de lutas, necessitamos construir um congresso nacional de estudantes que discuta a reorganização do movimento estudantil, possibilitando a conquista de novas vitórias para a juventude, nas universidades públicas e particulares e nos diversos colégios de nosso país.

Portanto, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa convoca a todas as entidades, executivas e federações de curso para a Reunião de organização do congresso que ocorrerá no dia 13 de Setembro, às 16 horas, no campus da Praia Vermelha na UFRJ.

Nenhum comentário: