domingo, 13 de abril de 2008

Reitor cancela CONSUNI para fugir do debate: 10 de abril na UFRJ

Com apenas dois dias de mobilização, o Movimento Estudantil da UFRJ comprovou sua força retomando as lutas contrárias ao REUNI. Enquanto estudantes da UnB e da UFMG ocupavam as respectivas Reitorias, mais de 300 estudantes foram ao Conselho Universitário da UFRJ reivindicar uma maior discussão sobre o Plano Diretor (que contém os módulos 2 e 3 do Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ e que foram retirados no ano passado por conta das manifestações crescentes da comunidade acadêmica).

Enquanto enrola na entrega do Bandejão (promessa da primeira gestão do Reitor Aloisio Teixeira), a Reitoria quer atropelar os 'debates' acerca da implementação do REUNI. Realiza um Plano a fim de materializar a precarização da UFRJ e facilitar a entrada de empresas privadas, ao transferir os cursos da Praia Vermelha e unidades isoladas para a Cidade Universitária localizada no Fundão e criar prédios para o funcionamento dos Bacharelados Interdisciplinares.

Enquanto os estudantes se pronunciavam, o Reitor tentou interromper e foi informado de que o CONSUNI daquele dia seria dirigido pelo corpo discente. Em vez de nos ouvir, preferir unilateralmente CANCELAR a Sessão do CONSUNI. Um conselheiro representante da bancada governista dos técnico-administrativos AGREDIU um estudante! Alguns conselheiros queriam debater a temática e foi o que aconteceu. Dois professores e dois estudantes fizeram falas, abrindo para as intervenções de todos que quiseram se pronunciar.

Por fim, foi marcado um debate para o dia 17 de abril, às 18h, na Praia Vermelha, sobre o Plano Diretor. A Reitoria informou que enviará representação.

Agora está mais do que claro que o REUNI neoliberal não vai passar em nenhuma Federal. E se a Reitoria insistir em passar goela abaixo da comunidade acadêmica, haverá ato todo dia ou mais uma ocupação! QUEREMOS UM PLEBISCITO OFICIAL PARA DELIBERAÇÃO ACERCA DO REUNI. E a luta continua em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.


Na retomada das lutas, mais do que nunca entendemos a importância de construção de uma nova entidade estudantil, enquanto a UNE pelega já se vendeu e não possibilita mais as disputas de seus rumos! Romper com a UNE e construir o novo Movimento Estudantil.


No 1º andar da Reitoria, concentrando-se para o Ato. Leila Leal, Daniel Hoefle e Thiago Coqueiro, do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, ao centro.


Já dentro do Conselho Universitário, estudantes interrompem a Sessão.


Ainda dentro do Conselho Universitário...



Luiz Carlos 'Monstro' pergunta: "Quem são vocês?"

Sou estudante!!!



Representante no CONSUNI, Gabriel Marques fala após Reitor anunciar o encerramento da Sessão.



Após o encerramento unilateral da Reitoria, que não quer dialogar, estudantes promovem debates com 2 conselheiros no salão ao lado.


Vivian Dutra faz fala durante o debate.


Panfleto com palavras de ordem distribuído:

Nenhum comentário: