Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais 20 a 23 de abril de 2010 - Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte
Em virtude do grande número de pedidos, o XV ENDIPE prorroga impreterivelmente o prazo de envio de trabalhos para 21/12/09
Inscrição no evento: de 17/08/09 a 23/04/2010
Apresentação
O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um evento científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Esses profissionais são, em sua maioria, docentes e discentes que atuam nos programas de Pós-graduação em Educação, nas Faculdades de Educação e nas redes de Educação Básica.Pode-se dizer que o ENDIPE é, hoje, o maior evento acadêmico na área da Educação, uma vez que, em seus últimos encontros, tem contado com mais de quatro mil participantes. O ENDIPE ocorre de dois em dois anos, em diferentes Estados e são organizados por Instituições de Ensino Superior que, na assembléia final de cada encontro, se apresentam como proponentes para sediar o próximo evento.
A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos, pesquisas e práticas. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação de grupos, de questionamentos, de novas idéias e de novas reflexões.
O XV ENDIPE terá como temática geral "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais".
OBJETIVOS
Geral
Socializar resultados de estudos e pesquisas no campo da didática e das práticas de ensino em diálogo com diferentes áreas da educação.
OBJETIVOS
Geral
Socializar resultados de estudos e pesquisas no campo da didática e das práticas de ensino em diálogo com diferentes áreas da educação.
Específicos
. Discutir a produção acadêmica no campo das práticas educativas, do trabalho docente e da formação do professor;
. Possibilitar a articulação de grupos de pesquisas que trabalham com temáticas similares;
. Ampliar a compreensão sobre a produção teórica e sobre sua aplicação em diferentes espaços educativos.
. Discutir a produção acadêmica no campo das práticas educativas, do trabalho docente e da formação do professor;
. Possibilitar a articulação de grupos de pesquisas que trabalham com temáticas similares;
. Ampliar a compreensão sobre a produção teórica e sobre sua aplicação em diferentes espaços educativos.
Temática
I - TEMA GERAL
CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
II - SUBTEMAS
Os subtemas, em conexão com a temática geral do Encontro referem-se aos diversos campos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem que são o foco central do XV ENDIPE. Em relação a cada um desses campos serão tratadas Convergências e Tensões. São eles:
1. Alfabetização e Letramento
2. Arte-Educação
3. Avaliação Educacional
4. Currículo
5. Didática
6. Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação
7. Educação Ambiental
8. Educação de Jovens e Adultos
9. Educação de Pessoas com Deficiência, Altas Habilidades e Condutas Típicas
10. Educação do Campo
11. Educação em Ciências
12. Educação em Espaços Não-escolares
13. Educação, Gênero e Sexualidade
14. Educação Indígena
15. Educação Infantil
16. Educação Matemática
17. Educação Profissional e Tecnológica
18. Ensino da Língua Portuguesa
19. Ensino de Educação Física
20. Ensino de Geografia
21. Ensino de História
22. Ensino de Línguas Estrangeiras
23. Ensino Superior
24. Escola, Família e Comunidade
25. Formação Docente
26. Políticas Educacionais
27. Relações Raciais e Educação
28. Trabalho Docente
1. Alfabetização e Letramento
2. Arte-Educação
3. Avaliação Educacional
4. Currículo
5. Didática
6. Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação
7. Educação Ambiental
8. Educação de Jovens e Adultos
9. Educação de Pessoas com Deficiência, Altas Habilidades e Condutas Típicas
10. Educação do Campo
11. Educação em Ciências
12. Educação em Espaços Não-escolares
13. Educação, Gênero e Sexualidade
14. Educação Indígena
15. Educação Infantil
16. Educação Matemática
17. Educação Profissional e Tecnológica
18. Ensino da Língua Portuguesa
19. Ensino de Educação Física
20. Ensino de Geografia
21. Ensino de História
22. Ensino de Línguas Estrangeiras
23. Ensino Superior
24. Escola, Família e Comunidade
25. Formação Docente
26. Políticas Educacionais
27. Relações Raciais e Educação
28. Trabalho Docente
Programação
1. Conferências
Têm como finalidade oferecer aos participantes a discussão do tema geral do Encontro por pesquisadores convidados nacionais e internacionais.
Têm como finalidade oferecer aos participantes a discussão do tema geral do Encontro por pesquisadores convidados nacionais e internacionais.
2. Simpósios
Têm como finalidade a abordagem do tema e sub-temas do Encontro sob várias perspectivas de análise, propostas pela Comissão Científica e por autores que historicamente vem acumulando uma produção acadêmica em torno da Didática e Prática de Ensino.
Têm como finalidade a abordagem do tema e sub-temas do Encontro sob várias perspectivas de análise, propostas pela Comissão Científica e por autores que historicamente vem acumulando uma produção acadêmica em torno da Didática e Prática de Ensino.
3. Painéis
Têm como finalidade a apresentação de trabalhos elaborados pelos autores, decorrentes de pesquisas relacionadas ao tema e sub temas do Encontro. Estes painéis, articulados interinstitucionalmente e propostos pelos autores, serão previamente analisados e organizados pela Comissão Científica.
Têm como finalidade a apresentação de trabalhos elaborados pelos autores, decorrentes de pesquisas relacionadas ao tema e sub temas do Encontro. Estes painéis, articulados interinstitucionalmente e propostos pelos autores, serão previamente analisados e organizados pela Comissão Científica.
4. Pôsters
Destina-se à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiências e vivências decorrentes de projetos de pesquisa e/ou extensão, enviados pelos autores e previamente analisados pela Comissão Científica.
Destina-se à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiências e vivências decorrentes de projetos de pesquisa e/ou extensão, enviados pelos autores e previamente analisados pela Comissão Científica.
5. Eventos sociais e culturais
Momentos de socialização, de conhecimento da cultura local, de confraternização e congraçamento entre os participantes do XV ENDIPE.
Momentos de socialização, de conhecimento da cultura local, de confraternização e congraçamento entre os participantes do XV ENDIPE.
6. Feira de livros
Apresentação, divulgação e comercialização da produção acadêmica e de materiais pedagógicos.
Apresentação, divulgação e comercialização da produção acadêmica e de materiais pedagógicos.
Normas Gerais
Normas para inscrição de trabalhos
A Secretaria Executiva do XV ENDIPE estará recebendo inscrições de trabalhos, nas categorias painel e pôster, no período de 07 de setembro a 21 de dezembro de 2009. Esses trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas, experiências de estudos realizados por profissionais da educação, pesquisadores e estudantes.
A Inscrição para participar do ENDIPE é condição para inscrever trabalhos. A inscrição do participante lhe dá o direito a inscrever até 3 trabalhos. Não há limite de envios de trabalhos para co-autor.
A avaliação dos trabalhos será realizada por especialistas da área, preferencialmente, de instituições de vínculo diferentes do(s) autor(es).
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de formulação e formatação para a Comissão de Avaliação Científica. Os proponentes devem se informar no site do evento, sobre o resultado da avaliação, a partir de 10 de março de 2010.
Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto painel) serão publicados nos Anais, em CD-ROM. Haverá publicação impressa para os trabalhos encomendados.
Não serão aceitos trabalhos que não atendam aos critérios estabelecidos para elaboração, conforme orientação a seguir:
ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS EM TODAS AS CATEGORIAS
O tema a ser desenvolvido pelo(s) autor(es) deve ser articulado a um dos sub-temas do evento, devendo explicitar na ficha de envio o subtema em que o trabalho está inserido. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:
1 - Painéis: reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes;
2 - Pôsteres: resultados de experiências ou pesquisas em andamento que apresentem análises parciais ou em processo.
Pôster
O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos e experiências realizadas ou comunicações.Outras informações: http://www.fae.ufmg.br/endipe/
Um comentário:
Estamos contentes por saber que gostou! Isso nos motiva a continuar com um bom trabalho.
Abraços,
Danielle.
Postar um comentário