terça-feira, 26 de abril de 2016

DERROTAR A DIREITA: NEM O GOLPE DE GOVERNO DE TEMER E CUNHA E NEM O AJUSTE DE DILMA. A SAÍDA É PELA ESQUERDA! NAS UNIVERSIDADES, NENHUM DIREITO A MENOS. CONTRA OS CORTES E POR MAIS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.

Acompanhamos o estarrecedor processo que ocorreu na votação de admissibilidade do processo de impeachment da presidenta e é fundamental compreender esse processo e traçar os caminhos da luta a partir daí.
            Para nós, o projeto conciliador do PT não satisfaz mais os desejos dos grandes empresários e banqueiros que, com seus representantes no Congresso, estão organizando a manutenção do poder pela derrubada institucional do Governo. Aliado ao que há de mais conservador no país – Eduardo Cunha, Jair Bolsonaro, Marco Feliciano – Michel Temer já começa a organizar o seu mandato trazendo como projeto a chamada “Ponte para o Futuro”, uma agenda que retrocede e muito nos direitos sociais e trabalhistas, aprofundando o Ajuste Fiscal e arrochando a classe trabalhadora. O projeto do PMDB visa, inclusive, privatizar as universidades públicas por meio de pagamento de mensalidade!Por isso  contra o impeachment.
            O que está no porvir é tenebroso. Entretanto, isso não nos faz, de forma nenhuma, sair em defesa do indefensável governo Dilma/PT, responsáveis pelo atual Ajuste Fiscal, pelos cortes nas áreas sociais, pela Lei Antiterrorismo e pela criminalização da pobreza e extermínio da juventude negra nas periferias.
É do Governo a autoria do PLP 257 que prevê, entre outras medidas, a suspensão dos concursos públicos, fim das progressões e o congelamento do salário mínimo. Foi esse Governo que cortou, desde 2015 até os dias atuais, cerca de 15 bilhões da Educação e que não aumenta para 3 bilhões o repasse para o PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil).

Se o futuro é sombrio, nossa saída é pela esquerda! Sem Temer e sem defender Dilma, é preciso construir desde já nossa resistência dentro e fora da UFRJ!

Nesse sentido, não há outro tema que hoje mobilize mais as e os estudantes da UFRJ que não seja Assistência Estudantil. É flagrante o descaso do Governo Federal no que tange à Assistência. Enquanto a verba para a construção de estádios para a Copa do Mundo e das instalações para a Olimpíada não se esgotam, os recursos para o custeio daquilo que é nosso direito já não contemplam a necessidade das universidades há muito tempo!
Hoje, nossa universidade tem cerca de 10% dos alunos recebendo bolsas auxílio ou moradia, quando a demanda é inúmeras vezes maior. A cada ano, o número de estudantes que as solicitam cresce e a universidade é incapaz de atender. Mas Assistência não é só bolsa! É moradia, alimentação, transporte, saúde, cultura, lazer, creche... e continuamos sem bandejão na PV, no Centro, Xerém e Macaé; a demanda por moradia só cresce, o atual prédio tem tempo que não dá contae a reforma do bloco em curso, mais uma vez, teve sua entrega adiada; os ônibus internos andam lotados e são insuficientes; enfim, a lista é longa!
Nossa tarefa é mobilizar cada estudante da UFRJ na luta intransigente pela Assistência Estudantil, pelos 3 bilhões para o PNAES e para que a Reitoria cumpra sua promessa de priorizar a Assistência. Vemos as obras do prédio do LADETEC (sede do antidoping da Olimpíada) e dos campos de Rugby e Hóquei praticamente prontos, mas não temos Alojamento, nem bandejões em todos os campi, nem bolsas, nem saúde, nem lazer. É preciso inverter esse polo! Nossas propostas são:

·                    Contra o impeachment! Construir um campo de oposição à direita e ao governo!
·                    Mobilizar toda a UFRJ em torno da Assistência Estudantil!
·                    Pressionar a Reitoria para que inverta a prioridade! Queremos a entrega do Alojamento e dos bandejões!
·                    Cobrar a realização imediata de Audiência Pública acerca do convênio entre UFRJ e COI/COB/Min.Esporte e sobre a utilização e circulação no Fundão durante os Jogos Olímpicos!

NA LUTA POR ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL! COM TUDO, SEM CANSAR!

Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa! 
fb.com/quemvemcomtudonaocansa 

Nenhum comentário: