terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Estudantes da EEFD fazem História! Conquistas da Paralisação

Na última quinta-feira os estudantes da Escola Educação Física e Desportos protagonizaram a maior luta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade na história recente da escola. Impulsionados por uma pauta de reivindicações extensa que denunciava a situação precária da EEFD os estudantes fizeram uma grande paralisação. Cerca de 130 estudantes se aglutinaram no varandão da escola não entrando em sala de aula com intuito de garantir as vitórias necessárias. Depois de muitas palavras de ordem, foi instaurada uma assembléia para decidir os rumos da manifestação, no debate foram identificadas as causas dos problemas da EEFD, a denúncia da Reforma Universitária de Lula/PT e da UNE. O corte de verbas sistemático da educação e a abertura de portas para a iniciativa privada fizeram a Universidade pública “ficar com a corda no pescoço”. E a situação da EEFD é reflexo dessa política! Com esse entendimento os estudantes deliberaram em assembléia a Ocupação da Direção da EEFD com o objetivo de terem suas reivindicações atendidas. A direção que na semana anterior se disse aberta a dialogar com os estudantes mostrou sua face intrasigente, ao saber que os estudantes se direcionavam para a sala da direção trancaram a porta de acesso e se omitiram de se posicionar diante da manifestação dos estudantes, sendo assim, os estudantes decidiram ocupar a secretaria da escola e se dirigiram para lá.
Com a ocupação, os estudantes solicitaram uma posição da reitoria que abriu diálogo com os estudantes ocupados. Na negociação a reitoria garantiu a volta da Xerox ao CAEFD, um ataque feito a organização dos estudantes desde o final do ano passado, garantiu o fim do ponto de freqüência dos trabalhadores terceirizados da limpeza fora do seu local de trabalho, a compra de um acervo bibliográfico para criar a biblioteca da EEFD e também saiu desse diálogo uma comissão de negociação para ver como seriam atendidas as outras reivindicações.
Essas vitórias só foram conquistadas porque os estudantes não se curvaram ao projeto nefasto de destruição da Universidade pública de Lula/PT e demonstraram sua força através das mobilizações. Sabemos que a garantia das reivindicações já atendidas e o atendimento das outras reivindicações depende fundamentalmente da pressão dos estudantes, ou seja, do nosso nível de mobilização. E para avançarmos em nossas vitórias precisamos garantir a construção do prédio anexo da Dança, a reforma estrutural da EEFD, a contratação de mais professores, a reabertura da piscina, a reabertura da sala de musculação entre outras. E só conseguiremos essas vitórias com muita mobilização!
Os estudantes da EEFD deram um exemplo de como lutar pela Universidade pública, gratuita e de qualidade! Avancemos em nossas reivindicações. Sigamos construindo o novo movimento estudantil!
Pela Construção Imediata do Prédio Anexo da Dança
Pela Reforma estrutural da EEFD
Pela Reformulação das atividades complementares
Pela contratação de mais professores efetivos
Pela Reabertura da Piscina
Pela Reabertura e manutenção da sala de musculação
Pela Reforma do piso das salas de Dança

CAEFD – Gestão 2010
Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Nenhum comentário: