domingo, 20 de junho de 2010

Fundão: muito para as empresas, pouco para os estudantes. Assistência Já!

O crônico problema de cortes de verbas que atinge as universidades federais em todo o país se manifesta claramente na Ilha do Fundão. Os estudantes dos cursos aqui localizados se deparam diariamente com problemas estruturais, falta de salas de aula e seu péssimo estado de conservação, problemas com bibliotecas, laboratórios, falta de professores, entre outros. Tão grave quanto é o problema da assistência estudantil. Depois de muita luta dos estudantes, conquistamos a abertura de dois bandejões, uma grande vitória. Mas ainda precisamos avançar mais: ampliar seu atendimento, o horário de funcionamento e garantir a construção do bandejão do CT/CCMN, além de incorporar os trabalhadores terceirizados ao quadro de servidores da UFRJ. Além disso, é preciso lutar por um maior número de bolsas e o aumento de seu valor e a reforma imediata e ampliação do alojamento estudantil, necessidades urgentes dos estudantes.

Infelizmente, os planos da Reitoria e do governo Lula/PT são exatamente opostos. O Plano Diretor da Reitoria, que ordena a ocupação da Ilha do Fundão até 2020, é o de avançar na privatização dos espaços e implementar as metas do Reuni na universidade. Entre outros absurdos, o Plano Diretor prevê a construção de uma “moradia universitária” paga, a utilização de espaços da universidade para a construção de shoppings e a ocupação cada vez maior do Hospital Universitário pelos laboratórios privados. Atualmente verificamos as unidades com falta de professores, de salas de aula e de laboratórios, às vezes privatizados, e os estudantes não conseguem ter acesso. Isso é reflexo da falta de investimento de verba pública em conjunto com a implementação do REUNI, que criou inúmeros cursos novos sem investimento adequado.

O que está em questão, portanto, é a implementação de um projeto que compromete a qualidade e o caráter do conhecimento produzido na UFRJ. A tão necessária expansão da universidade, com abertura de novas vagas, é feita de maneira totalmente irresponsável através do Reuni. Os estudantes entram em cursos com graves problemas estruturais e acadêmicos e sentindo a precariedade latente dos cursos nas unidades. Vamos organizar os estudantes e fazer as lutas nas unidades!



É hora de organizar a luta na unidades, por uma expansão de qualidade, contra o Reuni e seu Plano Diretor na UFRJ, por assistência estudantil já!

Nenhum comentário: