terça-feira, 18 de maio de 2010

Os estudantes têm direito de realizar atividades culturais e de confraternização!



A realização de atividades culturais e de confraternização por e para estudantes, professores e funcionários faz parte da vida da universidade. Uma concepção de universidade que se paute pelo tripé ensino, pesquisa e extensão pressupõe, necessariamente, o direito de a comunidade acadêmica realizar atividades nos espaços da universidade. Essas atividades são fundamentais para promover a integração entre a comunidade acadêmica e/ou implementar projetos culturais que contribuam com a formação dos estudantes e a produção de conhecimento na universidade.

Além disso, essas atividades são, para nós estudantes, fundamentais para garantia e viabilização de nossas lutas em defesa de uma formação de qualidade, de melhorias estruturais e por um projeto de universidade crítico e transformador. A recente conquista da reforma do teto da EEFD, por exemplo, só aconteceu com muita luta dos estudantes. E, para nossas lutas, fizemos muitos cartazes, panfletos, adesivos, faixas... tudo isso com o dinheiro que o nosso Centro Acadêmico consegue arrecadar, boa parte dele através da realização de festas, atividades de confraternização e culturais – cuja renda sempre é integralmente revertida para o financiamento da nossa entidade. Lembramos ainda que a realização dessas festas vem sendo, nos últimos tempos, nossa ÚNICA forma de financiamento: o nosso CA foi o único de toda a UFRJ a perder o direito sobre o espaço utilizado pelos serviços de xerox - outra importante forma de financiamento das entidades estudantis. Esse direito histórico foi retirado pela Reitoria da UFRJ e pela Direção da EEFD, o que nos prejudicou muito e precisa ser revertido!

No entanto, a Reitoria da UFRJ, em conjunto com as direções de várias unidades, vem atuando para impedir e reprimir essas atividades. Estamos sofrendo isso na pele aqui na EEFD, onde a Direção impõe a nós todo tipo de restrição. Por acreditarmos na importância dessas atividades e as defendermos como direito dos estudantes, nos esforçamos para realizá-las, sozinhos e sem apoio ou responsabilização da estrutura da UFRJ. Isso aconteceu mais uma vez no último Furdunço de Educação Física e Dança, viabilizado pelo nosso esforço e pela participação de muitos estudantes da EEFD em sua organização. Mas não podemos permitir que essa postura da Reitoria da UFRJ e da Direção da EEFD continue: temos que reivindicar nosso direito de realizar essas atividades como parte das atividades da UFRJ, sem repressão e restrição por parte da instituição e com apoio estrutural. Hoje, toda a segurança e limpeza dos eventos, por exemplo, acontece por nossa conta. Ao mesmo tempo, toda a estrutura da EEFD é disponibilizada para que empresas privadas utilizem os nossos espaços...

Por isso, chamamos todos os estudantes a participarem dessa luta em defesa da utilização, pela comunidade acadêmica, dos espaços da UFRJ e do direito dos estudantes realizarem festas, atividades culturais e de confraternização. Ao mesmo tempo, temos certeza de que precisamos avançar na elaboração dessas atividades, aprofundar seu caráter cultural, lúdico, de integração e formação. Por isso, convidamos também todos os estudantes a se integrarem na construção dessas atividades, para formularmos juntos um projeto cada vez melhor para elas!

Nenhum comentário: