domingo, 6 de setembro de 2009

2009/2 prossegue com tudo sem cansar!

No dia 13 de agosto, os militantes do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa da UFRJ realizaram a reunião preparatória para a intervenção ao longo do semestre. Mais de 20 estudantes de diversos cursos e centros participaram do espaço, apresentaram suas sugestões e reafirmaram a importância de reorganizarmos cada vez mais o Movimento Estudantil na Universidade e nacionalmente, lutando contra a precarização da Educação que se manifesta por meio do REUNI de Lula/PT. Depois de uma coerente atuação no primeiro semestre, obtendo 1436 votos nas eleições e defendendo a tese no Congresso Nacional de Estudantes, é notório que a juventude brasileira continua órfã de uma nova entidade estudantil. A criação da ANEL no Congresso não surge a partir dos marcos políticos da superação do velho, da ruptura com a UNE.





A crise econômica do sistema capitalista, intrínseca a esse sistema que se pauta pela exploração de uma pequena parcela da sociedade sobre a maioria, também foi pautada na reunião, ratificando que precisamos unificar as lutas dos trabalhadores e dos estudantes, apontando nossos inimigos econômicos e políticos, que, no nosso país, são os banqueiros, latifundiários, empresários e o Governo Lula/PT e seus braços de apoio como a Central Única dos Trabalhadores e a União Nacional dos Estudantes.


"Nosso movimento se consolida e cresce a cada dia em diversos cursos não apenas na UFRJ, mas em outras instituições de ensino. Precisamos manter e fortalecer a luta em defesa da Educação Pública. O REUNI de Lula e o Plano Diretor da Reitoria aparentam uma expansão, uma democratização e melhorias para a Universidade. Apenas aparentam, pois no fundo carregam o projeto neoliberal e privatizante de modificar os rumos do Ensino Superior em nosso país. Os supostos investimentos não virão, inclusive o próprio Ministro Fernando Haddad já declarou que não haverá mais dinheiro do REUNI para as Universidades. São expansões sem qualidade que o REUNI está gerando, inchando a Universidade de alunos sem garantir mais professores, segurança e assistência estudantil! Vamos potencializar uma reviravolta, precisamos levantar quais as necessidades dos cursos e dos estudantes e lutar por elas, combatendo o Plano Diretor, o REUNI e a privatização!", afirmou Luiz Carlos "Monstro", diretor do DCE Mario Prata pela minoria Quem Vem Com Tudo Não Cansa.




Durante a reunião, foi entregue o prêmio de uma das rifas sorteadas pelo Movimento. A estudante de Educação Física Amanda Kuroski foi a contemplada com um aparelho MP4, entregue por Marcos Poubel "Casão", do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança. Depois de discutir pontos como a crise econômica, REUNI e Plano Diretor, calourada e atuação no segundo semestre de 2009, uma animada pelada de futsal aglutinou a galera na quadra da Escola de Educação Física e Desportos.

Nenhum comentário: