sexta-feira, 29 de maio de 2009

Estudantes de Pedagogia da UFRJ elegem delegados(as) para o Congresso Nacional de Estudantes



Organizado através da Comissão de 5 alunos, o processo de tiragem de delegados(as) estudantis do curso de Pedagogia da UFRJ ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio. Mesmo às vésperas das eleições para a próxima gestão do Centro Acadêmico, que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de junho, o quórum foi atingido. Os estudantes foram eleitos pela chapa Quem Vem Com Tudo Não Cansa, através da pré-tese "Para enfrentar a crise, organizar a juventude e consolidar o novo Movimento Estudantil". O curso conta com 440 estudantes com matrícula ativa. Dos 44 votantes, 2 anularam e 42 votaram na chapa QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA.


Confira abaixo o conteúdo do panfleto distribuído para os e as estudantes da Faculdade de Educação da UFRJ.




Quem Vem Com Tudo Não Cansa
Rumo ao Congresso Nacional de Estudantes

“Para enfrentar a crise, organizar a juventude e consolidar o novo Movimento Estudantil”





O contexto internacional sob o qual nos encontramos apresenta uma série de ataques aos trabalhadores e à juventude a fim de garantir a lucratividade de pequenos setores. Como sentimos isso? A restrição do direito à meia-entrada, cortes de verbas públicas para Educação e Saúde, mazelas sociais como o desemprego, a violência e a miséria se multiplicam.

No Brasil, acompanhamos o Governo Lula/PT elaborar uma série de mecanismos que privilegiam os setores privados, aliando-se internacionalmente ao receituário neoliberal. Não é à toa que Obama fala que “Lula é o cara”. Enquanto empresta dinheiro para o Fundo Monetário Internacional (FMI), corta verbas do Ministério da Educação e aprova de maneira fatiada a Reforma Universitária. Além disso, em 2007 apresenta através de Decreto o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo foco para as Universidades é o REUNI.

É preciso defendermos a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, assim como a expansão de qualidade. Tal defesa hoje se choca com as políticas governamentais aprovadas de maneira totalmente apressada nas Universidades, como o REUNI e o “novo” ENEM. Enquanto queremos decidir os rumos da Educação em nosso país, a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que deveria nos representar, encontra-se totalmente ausente do dia-a-dia das lutas e se transformou efetivamente na “Juventude do Mensalão”, auxiliando o Governo Lula na implementação de suas medidas neoliberais.

Iniciativa da reorganização do Movimento Estudantil brasileiro, que tem se mobilizado para defender direitos da juventude como a meia-entrada, ocupado as Reitorias em defesa da Educação Pública, ocorrerá de 11 a 14 de junho na Ilha do Fundão, o Congresso Nacional de Estudantes, que reunirá estudantes secundaristas e universitários de todo o país.

Consideramos esse espaço de grande importância para discutirmos e apontarmos alternativas para a construção de nossas lutas. Aqui na Faculdade de Educação da UFRJ, nesse semestre, participamos da construção da campanha do “Estágio Já” e da luta contra a transferência de nossa Unidade para a Ilha do Fundão. Tais lutas podem se fortalecer ainda mais caso estejamos unificados nacionalmente numa nova entidade, que atue por fora e contra a UNE; seja independente e autônoma de Direções, Reitorias e Governos; que esteja presente no cotidiano e construa lutas para angariar novas conquistas para a juventude brasileira, em aliança constante com os trabalhadores.

É por isso que conclamamos os/as estudantes de Pedagogia para participar do processo de tiragem de delegados(as) (estudantes que nos representarão no CNE), durante os dias 26, 27 e 28 de maio.

Votar na chapa Quem Vem Com Tudo Não Cansa e participar conosco significa avançar na construção do novo Movimento Estudantil, necessário para enfrentar a crise econômica defendendo nossos direitos e interesses e fazendo com que os dominantes paguem pela crise que construíram. Além disso, é fortalecer a luta em defesa de expansão de qualidade da Educação Pública!

Nenhum comentário: