quarta-feira, 29 de abril de 2009

Todo Apoio à Ocupação do DCE da USP!

No último dia 23 de abril, os estudantes da USP, após sua assembléia realizaram uma ocupação do espaço que até 2006 abrigava a sede do DCE e tinha sido fechado para reforma. Ao final da reforma, a Reitoria da Universidade nada sinalizava para garantir que o espaço voltasse a ser a sede da entidade. Dessa forma, os estudantes, através de um movimento justo, realiaram a ocupação e lá se mantém até hoje, para garantir o espaço para os estudantes.

A Comissão organizadora do Congresso Nacional de Estudantes vem manifestar seu apoio irrestrito à luta dos estudanteas da USP, por entender que estão ocupando um espaço que lhes pertence e que a Reitoria da Universidade não lhes queria garantir.

Mais uma vez, os estudantes da Universidade de São Paulo estão mostrando o caminho das conquistas dos estudantes: a luta e a ação direta. Achamos muito importante que essa mobilização sirva para impulsionar a luta contra os ataques às Universidades Estaduais Paulistas, orquestradas pelo Governo do Estado. A Univesp e o corte de verbas são dois grandes ataques, que, para serem enfrentados, devemos recorrer à disposção de luta impressa na ocupação do DCE da Universidade.

Achamos muito importante que esse processo de mobilização seja refletido na construção e realização do Congresso Nacional de Estudantes, afinal não é de hoje que as Reitorias recorrem a esse tipo de postura autoritária para atacar o movimento estudantil pelo país.

Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes


São Paulo, 25 de abril de 2009


Na última quinta-feira, dia 23 de abril, a assembléia geral dos estudantes da USP, com mais de 400 presentes, decidiu por unanimidade retomar a sede do nosso Diretório Central dos Estudantes – maior entidade representativa dos estudantes da Universidade de São Paulo.

A sede do DCE havia sido fechada pela reitoria da USP no ano de 2006, sob o pretexto de reforma e regulamentação do espaço. No início deste ano, com a proximidade do fim da reforma, a reitoria notificou ao DCE que o espaço físico, antes destinado às atividades políticas estudantis, passaria ao seu controle administrativo. Acabando, assim, a autonomia política e financeira dos estudantes sobre a sede de sua entidade.

O DCE da USP entende que essa ação por parte da reitoria é um claro ataque à liberdade de organização do movimento estudantil em nossa universidade. O que se passa com a sede do DCE não é um fato isolado, pois é parte de toda uma política repressiva da burocracia acadêmica, que se dá por meio da retirada de espaços estudantis, da demissão de um dirigente do sindicato dos funcionários (SINTUSP), de sindicâncias e inquéritos criminais contra estudantes e funcionários, multas às entidades representativas (DCE e SINTUSP), entre outros casos.

Esse processo repressivo vem com o intuito de desarticular a organização política da comunidade universitária, justamente quando se aprofunda a precarização do ensino público no estado de São Paulo. Afinal, as universidades públicas sofrerão fortes contingenciamentos de verbas, fruto dos reflexos da crise econômica no orçamento da educação. Além disso, será implementada a UNIVESP, projeto de ensino à distância que compromete ainda mais a qualidade do nosso ensino.

Portanto, nesse contexto, a luta pela autonomia dos espaços de organização política e por liberdades de manifestação torna-se extremamente fundamental para a defesa da educação. Por isso, reiteramos a defesa intransigente da sede do DCE, hoje, ocupada pelos seus legítimos donos: os estudantes. O DCE é nosso!

Diretório Central dos Estudantes - Gestão Nada Será Como Antes

Nenhum comentário: