sábado, 18 de abril de 2009

Consolidar o novo Movimento Estudantil na Faculdade de Educação da UFRJ*

*Gabriel Rodrigues Daumas Marques, estudante de Pedagogia da UFRJ

Depois dos sucessivos golpes e arbitrariedades do Governo Lula/PT e da Reitoria de Aloísio Teixeira, com apoio dos setores conservadores e governistas (CUT e UNE), são impostos prazos e metas para as Unidades se adequarem à “reestruturação e expansão” da Universidade. Por conta desse cruel quadro, o semestre tem sido agitado na Faculdade de Educação da UFRJ.

19 de março: mais de quarenta estudantes participam da Reunião Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia e encampam a campanha ESTÁGIO JÁ!

25 de março: cerca de trinta estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas conseguem fala no Conselho de Ensino de Graduação e entregam abaixo-assinado com mais de 0 assinaturas reivindicando a retomada do convênio.

Nesse mesmo dia, ocorre a reunião da Reitoria com a Faculdade de Educação, onde o diálogo acerca da transferência para o Fundão é apresentado. Após o anúncio na página da UFRJ de que a Faculdade de Educação decidiria seu futuro na Congregação de 31 de março (http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=7263), escrevi uma mensagem para OS e AS estudantes de Pedagogia propondo uma manifestação nesse espaço. Tal mensagem por mim enviada foi respondida e encaminhada por uma estudante, que compôs gestões anteriores do CAPed, para a Direção da FE e para a Coordenadora do curso de Pedagogia. Recebi da coordenadora a seguinte mensagem no domingo 29 de março:


Caros Colegas,fiquei chocada com as informações recebidas, inclusive via página da ufrj de que decidiriamos o nosso futuro na terça 31 de março - data por demais símbolica - mais atônita ao ler a pauta de nossa Congregação e a carta enviada pelo CAPED. Está havendo uma grande confusão de informação: A Professora Ana Maria Monteiro informou ao Reitor que levaria a proposta, feita na reunião de quarta-feira, à Congregação, não disse quando, e penso que antes de sair cantando vitórias ou agredindo os dirigentes da Unidade devemos conversar; buscar superar as contradições entre as informações recebidas. esse é o primeiro passo para se elaborar uma critica consistente e evitar o disse-que-disse.
Colo abaixo a pauta da Colenda Congregação para que se inteirem do quanto temos trabalhado para aprovar os docentes que irão preencher as vagas a tanto tempo ocupadas por professores substitutos.
Abraços.
Íris Rodrigues de Oliveira.

Apesar de não ter entrado na pauta da referida Congregação (31/03), houve a convocação de uma Sessão Extraordinária para o dia 7 de abril, com único ponto: “Faculdade de Educação e o Plano Diretor”. Cerca de dez estudantes estiveram presentes. O CAPed apresentou seus posicionamentos. A maioria da Congregação estava disposta a deliberar apressadamente o documento apresentado. Para termos chances de ampliar o debate sobre o tema, solicitamos vistas para trazer um novo parecer em outra Congregação.

14 de abril: depois de passagens em salas e convocações pelos corredores, é realizada a Reunião Geral do CAPed, que encaminha a contrariedade à transferência para a Cidade Universitária e um novo parecer, que relaciona todo o debate às políticas públicas para o Ensino Superior bem como questiona o caráter limitado da Congregação para deliberar sobre tal questão. A defesa do Plebiscito Oficial também é apresentada.

16 de abril: ocorre a Congregação e os estudantes demonstram ousadia, maturidade e embasamento, apontando sua alternativa de decisão e também seu projeto de Educação, Universidade e Sociedade. Com apenas 5 votos, numa Unidade com milhares de estudantes, funcionários e professores, a transferência para a Cidade Universitária é aprovada! A Reitoria já divulga mais essa vitória para a adequação ao REUNI e ao Plano Diretor (http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=7386). Na mesma manhã, o Conselho Universitário aprova investimentos no Plano Diretor (http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=7380).

É o REUNI sendo implementado e a educação atendendo às demandas de multiplicação de diplomas para Lula aumentar sua popularidade e garantir a governabilidade para os empresários, banqueiros e latifundiários.


Gostaria, portanto, de destacar as seguintes questões:


a) Meu veemente repúdio à política de “entrismo” realizada por estudantes que NADA construíram para as lutas em defesa da Educação Pública e do fortalecimento do Centro Acadêmico durante diversos anos à frente de sua direção. As discussões encaminhadas em nossa lista virtual enquadram posicionamentos, propostas e debates relativos AOS ESTUDANTES, que serão (ou não) publicizados nos devidos momentos, conforme fizemos nas Congregações, nos panfletos, nos murais e em quaisquer meios de comunicação! Encaminhar mensagens de debates internos para representantes da instituição se configura numa política covarde e rebaixada. E viva a AUTONOMIA do Movimento Estudantil;

b) O abaixo-assinado, a publicização de faixas e cartazes, as passadas em salas de aula, a presença no CEG e a entrada nos meios de comunicação têm surtido alguns efeitos no que se refere à luta em defesa do ESTÁGIO JÁ! Precisamos continuar a pressão e garantir a volta dos convênios, para que os estudantes não sejam prejudicados!


c) LEGO e SIMCITY 2000 fizeram parte do meu cotidiano adolescente. O Comitê Técnico da UFRJ parece querer brincar também, ao apresentar seus projetos faraônicos referentes à estrutura e expansão da UFRJ até 2020. Com a crise estrutural do sistema capitalista, de proporções internacionais, o Governo Lula/PT já corta verbas da Educação, enquanto empresta dinheiro para o FMI. A “marolinha” de Lula pode se transformar nos acidentes urbanos (monstros, terremotos, furacões) do SIMCITY e impedir a construção das pontes, ciclovias ou prédios do Plano Diretor. Além disso, vai ser difícil contratar os Beatles para passear em nossas ruas.


Ficam minhas congratulações aos estudantes de Pedagogia e à gestão Além do que se vê do CAPed pelo protagonismo brilhante apresentado no enfrentamento em defesa da Educação! Desde 2007, o novo Movimento Estudantil cresce e se fortalece na Faculdade de Educação da UFRJ. Precisamos nos juntar ao conjunto dos estudantes de todo o país, secundaristas, graduandos, pós-graduandos, em instituições públicas e particulares, para que nos organizemos mais solidamente contra todos os ataques que se dirigem à juventude e aos trabalhadores, em tempos de crise. É importantíssima a participação do CAPed no Congresso Nacional de Estudantes, auxiliando a impulsionar, de maneira combativa, democrática e presente no cotidiano, uma nova entidade estudantil!



Nas ruas, nas praças
Quem disse que sumiu?
Aqui está presente
O Movimento Estudantil!

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