sábado, 28 de março de 2009

Todo apoio à luta dos estudantes da Estácio de Nova Iguaçu!

Hoje, as universidades privadas estão passando por um processo de profundo sucateamento, pois os empresários da educação, a fim de manterem seus lucros, retiram a cada dia a qualidade do ensino em suas instituições. Além das altíssimas mensalidades, demissões de professores e rebaixamento de salários, impõem uma série de medidas que não permitem uma educação de qualidade. Os donos destas universidades possuem isenção de impostos que, se arrecadados e investidos na educação pública, poderiam gerar milhares de vagas.

As aulas teletransmitidas são um exemplo claro do sucateamento do ensino. Essas aulas são transmitidas por um professor online para vários alunos, de vários campi, ao mesmo tempo, o que evidencia a carência de professores que deveriam contratar para atender aos estudantes.

Esta situação só tende a se agravar numa conjuntura de grave crise econômica, onde os efeitos já são e serão ainda mais sentidos pela juventude e pelos trabalhadores. Hoje, grande parte dos estudantes estão nas universidades privadas e muitos não conseguem concluir sua formação devido à escassez de bolsas. Agora, a situação tende a se agravar ainda mais com a nova medida do governo, o CINEB, uma lista nacional de inadimplentes, criando o “SPC da educação” impedindo estudantes inadimplentes de se matricularem em outra instituição de ensino superior privado.

Entendendo que os estudantes da Estácio de Nova Iguaçu vêm demonstrando o caminho da resistência contra os ataques colocados pela crise e apontando o caminho da luta, a comissão organizadora do Congresso Nacional de Estudantes acredita que é possível derrotar mais esta medida e exigir uma educação de qualidade em todas as Universidades do país. Para isso, é fundamental que estudantes de Universidades privadas e públicas estejam juntos neste Congresso, que forneça um rumo na organização e nas lutas do movimento estudantil brasileiro.


Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

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