sábado, 14 de fevereiro de 2009

ATITUDE.COM debaterá o trote na próxima segunda 16/02

Na próxima segunda-feira, 16 de fevereiro, entre 18h e 19h, ocorrerá o Programa ATITUDE.COM, na TV BRASIL (canal 2 da TV aberta; canal 18 na NET), que discutirá questões relacionadas ao TROTE.
O estudante Gabriel Marques, do Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ, é um dos convidados para o diálogo acerca desse tema que frequentemente ressurge nos inícios de semestres letivos das Universidades de nosso país.

Desde que existe universidade no Brasil existe o trote, segundo Antonio Zuin, autor do livro O Trote na Universidade. O problema é que, com os excessos, alguns trotes acabam virando tragédias, como o caso do calouro de Medicina da USP encontrado morto na piscina em 1999. Vamos falar da história do trote, dos trotes violentos e desnecessários, e sobre a importância dada a essa tradição que vem sendo questionada nos últimos anos. Prova disso, é a proibição do trote em grande parte das universidades. Mesmo assim, os trotes estão acontecendo e a violência continua em muitos deles. Vamos discutir os casos mais recentes de violência, como o da caloura grávida que sofreu queimaduras e do estudante que entrou em coma. Vamos também falar do trote solidário e do trote criativo, como uma opção saudável ao trote tradicional.

O Atitude.com apresentado por Liliane Reis é um programa de bate-papo ao vivo, diário, temático e destinado ao público jovem.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal, adoro esse programa é bem jovem, e instrutivos. Vou ver concerteza brigada por avisar na comu da UFRJ. Beijos

Danielle Galante disse...

A discussão do tema foi muito boa e mostrou um outro lado ainda pouco propagado pela mídia: a preocupação em recepcionar bem os calouros, de forma saudável e alegre, apresentando os debates que rolam na Universidade e dando aquelas informações básicas indispensáveis a quem chega pela 1ª vez rsrs