sábado, 17 de janeiro de 2009

Informativos da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

Informativo nº. 3 da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

29 de novembro de 2008

Este informativo tem o objetivo de apresentar a relatoria e deliberações da reunião ocorrida no dia 29 de novembro, em São Paulo, no Campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP).
Entidades presentes:

- Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (EXNEEF)
- Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO)
- Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO)
- Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH)
- Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (EXNEL)
- DCE UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- DCE UERJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- DCE UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- DCE UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
- DCE UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei
- Chapa eleita ao DCE USP – Universidade de São Paulo
E ainda CA’s, DA’s e Grêmios do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, BA e DF.

Os DCE’s da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), UEPA (Universidade Estadual do Pará), UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), UFPB (Universidade Federal da Paraíba) não puderam estar presente em função das dificuldades financeiras para chegar em São Paulo, na mesma situação estiveram vários CA’s, DA’s e Grêmios do país, principalmente das regiões Norte e Nordeste.

A Reunião
Seu local foi alterado em função da apuração das eleições para o DCE da USP, que aconteceu concomitante à mesma. Ao invés de ocorrer no campus da Saúde, em Pinheiros, foi transferida para o campus Butantã.

A mesa foi composta por coordenadores do DCE UFRJ, DCE UFMG e por uma integrante da chapa eleita ao DCE da USP.. Iniciou com o informe sobre os passos que a construção do Congresso já tinha dado e abriu para debate das mobilizações no marco da construção do Congresso.

Os passos do Congresso

No dia 2 de julho de 2008, realizou-se o Encontro Nacional de Estudantes, em Betim/MG, de onde saiu a indicação para todas as entidades do movimento estudantil brasileiro debaterem a necessidade de realização de um grande Congresso Nacional de Estudantes, dado que as fortes lutas de 2007 mostraram que não havia um fórum nacional que pudesse unificar e articular as lutas.

Durante o mês de julho, muitos encontros do movimento de área debateram essa proposta, e muitos encontros deliberaram a favor de construir este Congresso, a exemplo da Letras, Educação Física, Fonoaudiologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Já no início do segundo do semestre, muitas entidades realizaram este debate e se incorporaram à construção do Congresso. No dia 13 de setembro, realizamos uma reunião nacional no Rio de Janeiro, na UERJ, que estava vivendo uma Ocupação de Reitoria muito forte. Dessa reunião, encaminhamos a conformação de uma Comissão Organizadora do Congresso que ficasse responsável não só por organizar o Congresso, mas por colocar essa alternativa no interior das mobilizações que seguiram acontecendo pelo país.

No dia 23 de outubro, realizou-se uma reunião da Comissão Organizadora On Line que encaminhou instrumentos importantes para desenvolvimento de algumas mobilizações, como a cartilha de boicote ao ENADE, e as moções de apoio à luta do ANDES, além do chamado para o Ato em Brasília em defesa do ANDES.

No dia 11 de novembro, logo após o ato do ANDES, realizou-se uma reunião ampliada da CO que teve mais uma caráter de divulgação do Congresso e definiu a convocatória para uma próxima reunião nacional, no dia 29 de novembro, em São Paulo.

Divulgação do Congresso

A partir deste informe sobre os passos do Congresso, seguiram várias intervenções que expressavam a preocupação de ir cada vez mais para as salas de aula, para os Centros Acadêmicos, Grêmios, construir as mobilizações para que o Congresso tenha a cara das mobilizações que a juventude está protagonizando no país.

Com esta preocupação, também surgiu a idéia de confeccionar instrumentos de divulgação.
Foram aprovados os seguintes materiais:

Manifesto do Congresso assinado por todas as entidades que são a favor do Congresso. Este Manifesto foi redigido na reunião e votado nela mesmo. A idéia é divulgá-lo na medida em que mais entidades vão definindo sua posição sobre o Congresso Nacional de Estudantes.

Carta às Entidades. Este material ajudaria a desenvolver a discussão sobre o Congresso nas diversas entidades do país. Ficou sob responsabilidade da Comissão organizadora confecciona-la.

Panfleto. Com este material temos o objetivo de trabalhar dentro das salas de aula, nas portas dos RU’s, nas entradas/saídas de escolas, etc. O centro de seu lançamento seria nas Calouradas, onde realizaremos inúmeras atividades sobre o Congresso e tentaremos trabalhar da maneira mais unificada possível entre as entidades do país que estão construindo o Congresso. A CO também ficou responsável pro garantir a redação e confecção do material.

Definição sobre a data do Congresso
Com o informe de várias entidades, sobre suas mobilizações e discussões, a reunião definiu a importância de realizar o Congresso entre os dias 11 e 14 de Junho do ano de 2009, para que este ano não fique carente de um fórum nacional que unifique as lutas, algo que foi necessário em 2007 e 2008. Ainda que tivessem acontecido o Congresso da UNE em 2007 e que vá acontecer seu Congresso em 2009, foi avaliado que esse fórum não representa e não expressa as fortes mobilizações que o movimento estudantil protagonizou.

Definição sobre o local
Também foi discutida e definida a importância do Congresso ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, primeiro pelo fato de ser uma cidade em que existem várias entidades com disposição de construí-lo, depois porque a cidade tem uma tradição muito forte de luta dos estudantes. A CO ficou responsável por procurar e definir um local que garantisse a realização das atividades do Congresso e a instalação de todos/as participantes do evento.

Moções de apoio
Foram encaminhadas diversas moções de apoio às lutas e mobilizações que estão ocorrendo além do repúdio aos casos de perseguição política, fruto do engajamento de alguns militantes e entidades preocupadas com a luta por uma Educação Pública e contra a retirada de direitos dos trabalhadores/ as.

Próxima reunião
Ficou definida a necessidade de ocorrer uma nova reunião nacional que pudesse avançar em outros debates em relação ao Congresso, como por exemplo, seu temário, sua programação, seu regimento, etc. A idéia foi trabalhar com o período de 2 meses para acontecer essa reunião. A CO ficou responsável por ver a data mais precisamente, além do local e horário.

Informativo n.4º
Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

17 de dezembro de 2008

Este informativo tem o objetivo de apresentar a relatoria da última reunião virtual realizada pela CO do Congresso Nacional de Estudantes.

A reunião obteve a seguinte pauta:
1. Balanço da construção do CNE e reunião do dia 29;
2. Carta e manifesto da CO;
3. Próxima reunião - pautas da próxima reunião, local e data

Ponto 1: Balanço da construção do CNE e reunião do dia 29.
- Apresentação das deliberações do dia 29/11, relacionados à data, local, divulgação.
- Apresentação da discussão nas entidades

Encaminhamentos:

1.Reafirmar alguns pontos fundamentais para a construção do CNE, como a construção ligada às lutas concretas do ME e à base estudantil e a realização dos encontros estaduais - consenso

2. Fazer uma reunião online para discutir o regimento do CNE, aliada à apresentação de propostas via lista de email, além de incentivar o debate nas entidades sobre o tema do regimento.

Ponto 2: Carta e manifesto da CO.
Encaminhamento dos responsáveis pelas tarefas:
Manifesto – Débora (DENEFONO, DCE USP)
Carta – Clara (CASS/UFRJ, DCE UFRJ)
Catharina (DCE UnB)
Panfleto – Fabiano (DCE UFAL, CASS UFAL)
Camila (Conlutas)

Ponto 3: Próxima reunião - pautas da próxima reunião, local e data
Representante do DCE UEPA apresenta proposta de se realizar a próxima reunião no Fórum Social Mundial, que vai acontecer em Belém/PA.

Encaminhamentos:
A próxima reunião será no Fórum Social Mundial no dia 30/01/2009.

Compõem a CO do CNE:
DENEFONO, DCE UFRJ, DCE UFJF, DCE UFAL, CALEF/UFRRJ, CALH/UFSC, CEFISMA/USP, CACS – PUC/SP, CA Vladimir Herzog – Cásper Líbero, CASS/UFRJ, CAEFD/UFRJ, CAPED/UFRJ, CA 6 de Outubro Letras/UFRJ, CACH UNICAMP, CA Serviço Social UFAL, CA de Geografia UECE, CA TO UEPA, DA Paragominas UEPA, Grêmio CEFET BH, Grêmio Brasílio Machado/SP, Grêmio ETE República/RJ, DA GEO UFF.

Nenhum comentário: