sábado, 17 de abril de 2010

XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural/UFRJ 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Ensino de Graduação
EDITAL nº 2 CEG/CEPG 2010, de 03 de março de 2010
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - JICAC-2010

O Presidente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e o Presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento do CEPG, Art 2º.§ 3º., alínea d, e do Regimento do CEG, Art 2º, V, alínea a, tornam pública a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JICAC-2010), a realizar-se nos dias 04 a 08 de outubro de 2010, observado o disposto neste Edital.
O prazo para a inscrição de resumos para participação na JICAC-2010 será de 12 de abril de 2010 até as 17 horas do dia 12 de maio de 2010.
A sessão de abertura da JICAC-2010 realizar-se-á às 9 horas do dia 04 de outubro de 2010, no Auditório Centro Cultural Prof. Horacio Macedo - CCMN, no campus da Ilha do Fundão. A sessão de encerramento da JICAC-2010 realizar-se-á às 14 horas do dia 12 de novembro de 2010, no mesmo local da sessão de abertura.

1. DOS OBJETIVOS
A XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JICAC-2010) tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, proporcionando, desse modo, a troca de experiências entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, os alunos de pós-graduação, os professores e pesquisadores.

2. DOS PARTICIPANTES

2.1. A apresentação de trabalho na JICAC-2010 é aberta aos alunos de graduação, bolsistas ou não, envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ.
2.2. Para os alunos bolsistas PIBIC-UFRJ e para os alunos-bolsistas PIBIC-CNPq é obrigatória a apresentação de pelo menos um trabalho em que seja o autor principal.
2.3. Para o aluno bolsista de Iniciação Artística e Cultural - IAC é obrigatória a apresentação de, pelo menos, um trabalho.
2.4. Para o aluno de Iniciação Científica Júnior envolvido em atividades de pesquisa realizadas na UFRJ é facultativa a apresentação de trabalho.
2.5. Os orientadores de bolsistas PIBIC-UFRJ, PIBIC-CNPq e PIBIAC estão obrigados a participar das atividades da JIC-2010, especialmente durante a apresentação de seu orientando e como parecerista/avaliador/coordenador de sessão.
2.6. Na impossibilidade de participação nas atividades da JICAC-2010, o orientador deverá encaminhar a justificativa de ausência à Coordenação da Sessão.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição na JICAC-2010 estará disponível no Espaço SIGMA (http://www.sigma.ufrj.br/) de 12 de abril de 2010 a 12 de maio de 2010, quando será solicitado o resumo do trabalho a ser apresentado e a forma de sua apresentação.
3.2. Poderá apresentar trabalho na JICAC-2010: a) aluno da graduação da UFRJ; b) aluno externo à UFRJ, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRJ; c) ex-aluno de graduação na UFRJ, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ou IAC, no segundo período letivo de 2009; d) aluno de Iniciação Científica Júnior em projeto vinculado à UFRJ.
3.3 A inscrição na JICAC-2010 poderá ser feita pelo aluno ou pelo orientador.
3.4 Para efetuar a inscrição é necessário ser cadastrado como usuário do Espaço SIGMA, informar o número do CPF, da matrícula e o endereço eletrônico.
3.5 No ato da inscrição, cada participante da elaboração e orientação do trabalho será classificado numa das seguintes categorias: a) autor, aluno responsável pela elaboração do trabalho; b) orientador; c) colaborador, aluno de graduação, pós-graduação, técnico, professor ou outro que teve colaboração relevante para o trabalho inscrito.
3.6. Cada trabalho inscrito deverá contar com pelo menos um orientador vinculado à UFRJ.

4. DOS RESUMOS

4.1. O resumo do trabalho inscrito na JICAC-2010 deverá: a) estar redigido em português; b) ter no mínimo 1000 e no máximo 3000 caracteres, contando os espaços; c) ser claro e conciso; d) informar os objetivos, procedimentos metodológicos e os resultados; e) o trabalho de aluno bolsista deve estar vinculado a um projeto de pesquisa do seu orientador.
4.2 O módulo de inscrição do Espaço SIGMA (http://www.sigma.ufrj.br/) deverá ser consultado para mais instruções sobre os resumos.
4.3 O conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e, em especial, do orientador.

5. DA AVALIAÇÃO E REVISÃO DOS RESUMOS

5.1 Cada resumo inscrito será enviado a um parecerista.
5.2 O resumo inscrito poderá: a) ser aceito na forma apresentada; b) ter aceite condicionado à revisão do texto; c) ser rejeitado.
5.3 A coordenação de cada Centro deverá avaliar a revisão de texto solicitada e poderá rejeitar os resumos que não atenderem à solicitação do parecerista.
5.4 De 27 de maio a 30 de junho de 2010 autores e orientadores deverão consultar o módulo ‘Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural’, no Espaço SIGMA (http://www.sigma.ufrj.br/) para certificarem-se da necessidade ou não de revisão dos trabalhos inscritos.
5.5 A falta de atendimento às condições impostas pelos pareceristas resultará em rejeição do trabalho.

6. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

6.1 A apresentação do trabalho na JICAC-2010 poderá ser feita na forma oral, de pôster, ou, nos casos de iniciação artística e cultural, na forma apropriada à proposta do projeto.
6.2 A opção pela forma de apresentação deverá ser indicada no momento da inscrição do trabalho.
6.3 Os pareceristas e os coordenadores da JICAC-2010 poderão alterar a forma de apresentação do trabalho.
6.4 É vedada a apresentação de trabalho em língua estrangeira.

7. DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
7.1 Cada trabalho inscrito, atendido o disposto no item 4 do presente Edital, será avaliado por banca composta por pelo menos dois docentes da UFRJ, podendo cada Centro fazer adequações necessárias às suas características.
7.2 O avaliador receberá o resumo de cada trabalho a ser avaliado e uma ficha com os critérios que deverá observar.

8. PRÊMIOS E MENÇÕES HONROSAS
8.1 Cada Centro Universitário estabelecerá os critérios para selecionar 01 (um) trabalho a ser premiado e até 10 (dez) trabalhos para receberem menção honrosa.
8.2 Os autores dos trabalhos premiados e selecionados para menção honrosa em cada Centro Universitário deverão comparecer, acompanhados de seus respectivos orientadores, à sessão de encerramento da JICAC-2010, para receberem seus certificados.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 Orientadores e alunos devem manter atualizados seus endereços eletrônicos no Espaço SIGMA.
9.2 É fundamental que os dados solicitados na inscrição sejam informados de forma correta e completa, porque servirão de base à elaboração do livro de resumos, dos programas e dos certificados.
9.3 Em caso de dúvidas, orientadores e alunos deverão consultar o Coordenador da JICAC-2010 do Centro Universitário em que apresentarão os trabalhos.
9.4 Informações adicionais poderão ser obtidas: a) na página virtual da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PR-2: (http://www.pr2.ufrj.br/); b) na Coordenação Geral da JIC, localizada no Prédio da Reitoria, 8º. andar, sala 807 B; c) pelos telefones 2598-1719 e 2598-9644; d) por correio eletrônico endereçado a Profª Russolina Benedeta Zingali, Coordenadora Geral da JICAC-2010, ou à sua assessora, Maria de Fátima B. Freitas, através do endereço jornada@pr2.ufrj.br.

Rio de Janeiro, 03 de março de 2010.

Profª Angela Maria Cohen Uller Valdman
Presidente do Conselho de Ensino para Graduados
Profª Belkis
Presidente do Conselho de Ensino de Graduação
ATENÇÃO: o prazo para o envio do resumo foi alterado de 12 de abril a 12 de maio para 19 de abril a 18 de maio de 2010.

Nenhum comentário: