O Diretório Acadêmico Abel de Oliveira (D.A.A.O), nos últimos anos, por conta de algumas divergências internas do curso, perdeu seu ímpeto em promover as famosas Calouradas de outrora.
Hoje, a gestão “Deixe-se Acreditar” 2008/ 2009, crê na superação de antigas barreiras e percebe a importância de recepcionar seus calouros. Integrar esses estudantes às lutas do Movimento Estudantil por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade; aproximá-los dos debates propagados pelos demais Movimentos Sociais e das batalhas contra a criminalização sofrida pelos mesmos; apresentá-los aos desafios de concretizar uma política pedagógica coerente com a implementação do currículo generalista para a formação dos profissionais de saúde diante das demandas sociais e não das mercadológicas. A fim de desenvolver tais temas e encaminhar as discussões, convidamos professores, estudantes e outros militantes populares para participar do nosso acolhimento estudantil.
Hoje, a gestão “Deixe-se Acreditar” 2008/ 2009, crê na superação de antigas barreiras e percebe a importância de recepcionar seus calouros. Integrar esses estudantes às lutas do Movimento Estudantil por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade; aproximá-los dos debates propagados pelos demais Movimentos Sociais e das batalhas contra a criminalização sofrida pelos mesmos; apresentá-los aos desafios de concretizar uma política pedagógica coerente com a implementação do currículo generalista para a formação dos profissionais de saúde diante das demandas sociais e não das mercadológicas. A fim de desenvolver tais temas e encaminhar as discussões, convidamos professores, estudantes e outros militantes populares para participar do nosso acolhimento estudantil.
Com a implementação do currículo novo para o curso de Farmácia nesse primeiro semestre de 2009, foi essencial deixar os estudantes interados da transformação curricular, dos objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais e das lutas travadas para que esse projeto político pedagógico fosse posto em prática de forma qualificada. Apontamos que a verdadeira face de um futuro farmacêutico enquanto profissional de saúde e de seu perfil multidisciplinar dentro da saúde pública depende do seu processo de formação e que é dever dos estudantes batalhar por uma educação de qualidade para si e para todos.
No decorrer dessa semana, contamos com a presença do Movimento Funk é Cultura. Mc Leonardo, Mano teko e Professora Adriana Facina, integrantes da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk), proporcionaram um momento de reflexão acerca da marginalização do ritmo musical Funk, que vem sofrendo com a perseguição por forças policiais e políticas de nossa cidade. Atualmente, existe uma lei em vigor que praticamente impossibilita a realização de bailes Funk no Rio de Janeiro. São muitos os trabalhadores que sobrevivem desses eventos e garantem o sustento de suas famílias. O Funk deve ser visto como expressão cultural popular e não como caso de polícia.
Além disso, também tivemos a participação do estudante Gabriel Marques (UFRJ) no debate sobre o Movimento Estudantil e Sociedade, quando foram apresentados à calourada importantes discussões acerca da sociedade capitalista e da atual crise econômica mundial, relacionando essa situação aos ataques que a Educação Pública tem sofrido com a Reforma Universitária do Governo Lula/PT (resgatando historicamente medidas como o ENADE, o Pró-Uni e o REUNI), que tem o apoio da CUT e da UNE para implementar a sua política neoliberal. A palestra foi finalizada com um grande chamado para que a calourada participe do dia-a-dia do Diretório Acadêmico, fortaleça as lutas e construa o novo Movimento Estudantil, indo ao Congresso Nacional de Estudantes, em junho, no Rio de Janeiro.
Para o D.A.A.O a realização de todos os espaços da recepção de calouros foi fundamental tanto para estreitarmos os laços com os recém estudantes do curso de Farmácia da UFF como garantir a conscientização e engajamento dos mesmos nas lutas do Movimento Estudantil e demais Movimentos Sociais por transformações social, política e educacional verdadeiras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário