quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PELA CONTINUIDADE DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRJ, CLUBE DOS DESCOBRIDORES!


Localizado na Casa da Ciência, no campus da Praia Vermelha, o Clube dos Descobridores é um projeto de extensão da UFRJ, coordenado por uma pedagoga e conta com uma equipe de 4 estagiários, todos alunos de pedagogia e serviço social da UFRJ. O projeto recebe crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 14 anos, de terça a sexta em dois turnos diferentes, no período de 9 até 17 horas. O Clube dos Descobridores é um espaço de educação não formal que, de forma lúdica, interativa e criativa, proporciona o encontro entre ciência, arte e cultura, promovendo situações de descoberta e aprendizagem, além de levar os participantes a exposições, teatros e museus. Os participantes são, em sua maioria, filhos de trabalhadores do entorno do campus, tais como empregadas domésticas, porteiros, e também filhos de alunos da universidade. Alguns dos participantes residem em comunidades na zona sul, e outros durante a semana ficam no local de trabalho de suas mães ou avós e nos finais de semana retornam para suas casas em bairros e comunidades da zona norte, zona oeste e baixada fluminense.
O gramado do Campinho, também localizado dentro do campus universitário, logo atrás da Casa da Ciência, historicamente foi utilizado pelo Clubinho, como o projeto de extensão também é chamado pelos participantes. Há uma passagem interna que liga os dois espaços. No início de 2014 esse acesso foi fechado e isso prejudicou a utilização do Campinho pelo projeto, pois para acessá-lo sem a passagem interna é preciso dar a volta no campus pela rua com as crianças e adolescentes, o que é bem mais perigoso. Em novembro do mesmo ano os responsáveis pelas crianças e adolescentes participantes do projeto, foram informados de que o espaço físico passaria por reformas e por isso o funcionamento, seria interrompido por dois dias e os materiais seriam guardados provisoriamente em outro espaço da Casa da Ciência, o toldo. No entanto, a reforma se estendeu por mais de dez dias e já ao final da primeira semana de reformas, a direção da Casa da Ciência comunicou que a sala não seria devolvida ao projeto e que o mesmo não continuaria em 2015. Segundo a direção, alguns técnicos estão de licença e, portanto, seria necessário que a pedagoga, coordenadora do Clubinho, passasse a auxiliar nas exposições periódicas da Casa da Ciência. Assim os estagiários seriam dispensados e o Clubinho fechado. Foi autorizado apenas que a equipe terminasse as atividades do ano no próprio toldo, onde os materiais já estavam guardados. Após a retomada das atividades os responsáveis pelos participantes do Clubinho foram comunicados e decidiram iniciar uma luta pela continuidade do projeto.
Uma das crianças participantes do Clube dos Descobridores presenteou o reitor, Carlos Levi,  com uma árvore de natal e cumprimentou o vice-reitor, Antônio Ledo. 
Os responsáveis pelas crianças e adolescentes fizeram um abaixo assinado pedindo que o projeto de extensão continue a funcionar com a mesma equipe, que tão bem o conduziu até o momento; a reabertura do acesso interno ao Campinho; e que ele permaneça no espaço em que atualmente se encontra, o toldo, pois é mais adequado às necessidades do projeto, mais amplo e refrigerado, reivindicações antigas da equipe de realização do projeto e também dos participantes e seus responsáveis.  O abaixo assinado já reuni mais de 200 assinaturas, dentre elas decanos, professores e alunos da universidade, moradores e trabalhadores do entorno do campus da Praia Vermelha, bem como das crianças, adolescentes e dos pais, mães e avós dos participantes do projeto de extensão.
Os responsáveis pelos participantes buscaram o apoio do sindicato dos professores, ADUFRJ, e também da representação estudantil DCE da UFRJ, DCE, e no último dia 11 fizeram um ato no Conselho Universitário (CONSUNI).  As crianças presentearam o reitor com uma árvore de natal, feita com técnicas de artesanato que aprenderam no projeto, e uma carta em forma de pergaminho, com seus pedidos de continuidade do projeto e relatos da importância do Clubinho para elas. Fizeram também cartazes de protesto que levaram para o CONSUNI. Nesse dia o Conselho Universitário aprovou uma moção de incondicional apoio a manutenção do projeto para o ano de 2015 no espaço da própria Casa da Ciência. Agora os responsáveis pelas crianças e adolescentes se preparam para uma reunião com a direção da Casa da Ciência.

O debate pela manutenção do projeto de extensão Clube dos Descobridores permeia a concepção de papel social da universidade. Muito além da exclusiva formação técnica, o ensino superior tem três objetivos fundamentais, a formação técnica/profissional sim, porém a iniciação à prática científica e a formação de uma consciência político-social também. A conjugação desses três objetivos, expressa a finalidade última da universidade, que é contribuir para a melhoria da vida humana em uma sociedade, na qual a cidadania seja garantida aos indivíduos e a democracia seja a mediadora das relações. A assistência social não é responsabilidade da universidade. No entanto, a universidade tem um compromisso com a sociedade, e esse compromisso é cumprido por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que permitem compreender e estabelecer relações entre a universidade e a comunidade que a cerca. O ensino e a pesquisa formam um processo capaz de produzir análises e compreensões da realidade, porém articuladas a extensão geram conhecimento capaz de intervir na realidade e transformar a sociedade, sendo este um processo dinâmico e contínuo de melhoria das condições objetivas e subjetivas da vida em sociedade.  O projeto de extensão Clube dos Descobridores cumpre esse papel e compromisso social da universidade.


Durante o conselho universitário as crianças abriram no chão, uma carta em forma de pergaminho que fizeram para entregar ao reitor. No pergaminho escreveram sobre a importância do projeto e seus pedidos de continuidade do "Clubinho", como carinhosamente chamam o projeto.

Nenhum comentário: