quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estudantes ocupam direção da EEFD!

Estudantes de educação física e dança da UFRJ, reunidos em assembléia, decidiram pela ocupação da direção da EEFD até que suas pautas sejam atendidas e exigem a presença da Reitoria para negociação.

Veja a carta da ocupação:

ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA OCUPAM DIREÇÃO NESSE MOMENTO!

Hoje, dia 5 de Maio de 2011, aproximadamente 200 estudantes dos cursos de Educação Física e Dança se reuniram em assembléia no turno da manhã e decidiram por ocupar a Direção exigindo a presença da Reitoria.
Nesse ano o governo Dilma /PT cortou 3,1 bilhões das verbas para a educação pública, isso somado ao decreto do REUNI que amplia o número de estudantes na universidade sem aumento de verbas proporcional, causando falta de estrutura física e pedagógica que vem atingindo os estudantes no dia a dia.
Nós, estudantes da Escola de Educação Física e Desportos estamos lutando à anos pela qualidade da educação pública e conquistamos vitórias como a Reforma do teto, conquista de bebedouros, troca dos pisos de uma das salas de Dança, reabertura e reforma dos banheiros da Dança e barramos cursos pagos, inclusive um desses cursos virou um projeto de extensão gratuito, para alunos e para a comunidade, com monitores bolsistas.
Sabemos que a luta deve prosseguir, pois os cursos encontram-se cada vez mais precarizados. Uma das principais pautas é a unificação dos cursos, cuja divisão entre bacharelado e licenciatura foi imposta desde 1994 e atende a nova reforma curricular, prejudicando a formação crítica dos estudantes. Essa é uma pauta nacional, construída pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física, que debate a formação unificada e a licenciatura ampliada, trazendo uma formulação de currículo que atende as demandas da educação física e discussões da sociedade.
Outra pauta prioritária é a construção do prédio anexo da Dança, pois o REUNI criou dois novos cursos de Dança (Licenciatura em Dança e Teoria da Dança) sem estrutura para atender os estudantes novos, ou seja, enfrentamos conflitos de estudantes e professores, pelo fato de não haver salas suficientes para aulas e ensaios e poucos funcionários no departamento para atender a quantidade de estudantes. A Reitoria colocou tendas para as aulas, isso não atende as necessidades dos estudantes, e exigimos a construção de um prédio com salas adequadas.
Nossa pauta de reivindicações:
Contra a reforma universitária/ REUNI de Lula e Dilma/PT
Pela unificação dos cursos de Educação Física
Pela Construção do prédio anexo da dança
Pela reforma imediata da piscina e pelo não aterramento da piscina da praia vermelha
Por papel Higiênico nos banheiros
Pela reabertura e manutenção da sala de musculação de forma pública e gratuita
Pela reforma do piso das salas de dança
Pela reabertura do LIG(Laboratório de informática da graduação)
Por mais segurança no campus(Reabertura do cargo de segurança universitária DISEG)
Pela contratação de mais professores e técnicos administrativos
Pela volta das bolsas PIBIAC cortadas da companhia folclórica,e outras bolsas
Pela reforma da área externa da EEFD
Pela volta da xérox ao CAEFD
Construção da biblioteca da EEFD
Por mais Bebedouros
Por mais armários na EEFD
Pela reforma da EEFD,especialmente as partes elétricas e Hidráulicas
Pela liberdade de organização dos estudantes-pela liberação e apoio constitucional do furdunço(Atividade cultural de recepção dos calouros)


ATT :Ocupação dos estudantes de Educação Física e Dança da UFRJ

Um comentário:

Danielle Galante disse...

Parabéns pelas conquistas!!!!
"Se cuida Reitoria!
Se tiver REUNI vai ter ato todo dia!"