terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Declaração da ExNEEF sobre o estado de violência instalado no Rio de Janeiro

Na última semana acompanhamos apreensivos e indignados o desenrolar da mega operação realizada pela Policia Militar do Rio de Janeiro e sua “tropa de Elite” em conjunto com as forças nacionais de segurança para ocupar o complexo do Alemão.


Esta situação é conseqüência da política de segurança do governo de Sergio Cabral que visa “pacificar” as favelas. Para isso, estão sendo instaladas as Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) com a desculpa de acabar com o trafico de drogas nestas regiões (o que é uma grande falácia). Essa política de segurança corrobora com a vinda dos megaeventos para o país, em especifico a esta cidade. Tal política também consiste em passar à população, além de uma idéia de vigilância, a idéia de segurança. Além das UPPs, varias medidas vem sendo tomadas, tais como a remoção de algumas comunidades e isolamento de outras através de tapumes e etc.

Como suposta resposta à política das UPPs, o crime organizado planejou inúmeros ataques a veículos em diversos locais da cidade, diante disso, o papel que o governo do estado cumpriu foi lamentável, instaurou uma guerra na cidade onde os maiores perdedores foram os trabalhadores. Cabral, com ajuda de Lula e do prefeito Eduardo Paes promoveu a barbárie na cidade, a mídia auxiliou em todo esse processo gerando o consenso de que aquela operação era necessária, e que, tínhamos que nos preparar para as noticias de possíveis mortes de pessoas inocentes.

Diante de tudo isso, a população assistiu passiva a todo esquema do governo para tomar o complexo do alemão. As bandeiras do Brasil e do Rio foram colocadas no alto do morro simbolizando que o Estado através da polícia chegou ao complexo. Infelizmente, a polícia é único destacamento do Estado que por lá chegou até agora, pois educação, saúde e cultura o Estado nunca se preocupou em prover.



Nesse sentido, a ExNEEF lamenta toda essa situação e repudia

o Governo de Sergio Cabral e a atuação da policia!



A ExNEEF acredita que ninguém nasce bandido, todavia pode se tornar

devido às condições e injustiças sociais em que são inseridas no sistema capitalista.



Por mais verbas para saúde, educação e cultura!

Contra os Megaeventos a serviço do Grande Capital!

Nenhum comentário: