quinta-feira, 8 de julho de 2010

Participação vitoriosa da Chapa 4 – Revida, Minerva! nas eleições do DCE-UFRJ!


O Movimento Quem Vem Com tudo Não Cansa apresenta ao conjunto dos estudantes e da comunidade acadêmica sua avaliação das eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UFRJ. Construímos a Chapa 4 – Revida, Minerva!, formada pelo nosso Movimento, pelo coletivo de estudantes do alojamento da UFRJ e pelo Movimento A Plenos Pulmões, o que para nós significou um importante passo para a unidade do movimento estudantil combativo e independente da UFRJ.

A realização das eleições em final de período, durante provas e de jogos da Copa do Mundo, por opção da gestão majoritária do DCE e da UNE, sem dúvida comprometeu o processo do ponto de vista político. Isso significou pouquíssimo tempo de campanha, dificuldade para debater com o conjunto dos estudantes e a inviabilização da convocação de debates entre as chapas pela Comissão Eleitoral.

Mesmo com todas essas dificuldades, nos esforçamos ao máximo para intervir no processo e achamos que o resultado, nesse cenário, foi o melhor possível. Conseguimos pautar temas que para nós são essenciais para o avanço das lutas dos estudantes da UFRJ e apresentar uma alternativa concreta de enfrentamento ao Reuni, que agora se materializa no dia-a-dia dos cursos, diante da paralisia das duas últimas gestões do DCE (chapa 2). Num momento em que o que há de mais velho no movimento estudantil, a UNE (chapa 1), se apresentava como o “novo” e usava todo o seu aparato para tentar ganhar as eleições, ficou ainda mais clara a necessidade de um projeto concreto para enfrentar esse braço de Lula no movimento estudantil.

Isso demonstrou que os estudantes não precisavam aceitar a polarização reducionista entre a continuidade de uma gestão paralisada (que ficou sem linha para enfrentar o Reuni, lutar por assistência e levar tudo isso às últimas conseqüências com a construção de um novo movimento estudantil) e a UNE (vendida ao governo e reitorias e incapaz de tocar qualquer luta). Na nossa avaliação, cumprimos o papel de apresentar uma alternativa de luta e combativa, que realmente possa enfrentar o governo, seus ataques e a UNE, sem cair no imobilismo que marcou as duas últimas gestões do DCE.

Os mais de 1.000 votos que recebemos comprovam a consolidação dessa alternativa, que não se faz apenas eleitoralmente, mas principalmente com atuação com o conjunto dos estudantes durante o ano. Colocamos a necessidade de criar as pautas de reivindicações especificas em cada curso, fazendo as mobilizações pelas unidades para elevar o patamar e unificar as lutas hoje existentes na UFRJ. Pautamos o debate sobre assistência estudantil e uma política diferenciada de acesso à UFRJ, inseridos no marco da construção de uma universidade comprometida com os trabalhadores e os problemas da sociedade.

A reeleição da atual gestão, ainda que marque a vitória de uma chapa contrária aos projetos de sucateamento do governo Lula, precisa ser entendida em suas limitações. Os últimos anos mostraram que a unidade artificial é insuficiente pra construir conseqüentemente a luta em defesa da universidade. Não por acaso, a atual gestão teve mais uma vez uma significativa redução de seus votos nessas eleições. Iremos compor a próxima gestão do DCE através da proporcionalidade e nossa luta desde já é para retirá-lo da paralisia. Venha você também participar desse movimento e juntos construamos muitas lutas!





Resultado das Eleições do DCE-UFRJ


Chapa 1 - Um novo enredo - 1851

Chapa 2 - UFRJ que queremos - 2555

Chapa 3 - Correnteza - 588

Chapa 4 - Revida, Minerva - 1020

Chapa 5 - A UFRJ pode - 823

nulo/ branco - 102

Total - 6939

Nenhum comentário: