quarta-feira, 2 de junho de 2010

O processo eleitoral do DCE – UFRJ já começou! Você sabia?!

O último Conselho de Centros Acadêmicos (CAs) do dia 25 de maio de 2010 teve como pauta a eleição para o DCE Mario Prata, entidade que representa os estudantes de todos os cursos da UFRJ.


Este semestre está sendo atípico na UFRJ e demais Universidades devido ao atraso das aulas por causa do atraso do Novo ENEM (mais uma fatia da Reforma Universitária de Lula/PT que ataca a educação) e das chuvas no Rio de Janeiro que vitimou centenas de trabalhadores e demonstrou a incapacidade dos governos Federal, Estadual e Municipal de garantir as necessidades mais básicas dos trabalhadores. O 1º semestre ainda contará com os jogos da Copa do Mundo, com os preparativos para os encontros de área e com as corridas aulas dos professores para conseguirem fechar o plano de curso dentro do prazo estabelecido. E muitos anteciparão o encerramento das aulas para o mês de junho –reduzindo o conteúdo dado –, sem prejudicar as suas férias tradicionais de meio de ano.


Nós do movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa defendemos no último conselho de CAs que as eleições fossem realizadas no segundo semestre para que o conjunto dos estudantes pudessem participar de forma mais adequada num processo tão importante. A opção feita no conselho de realizar as eleições ainda no primeiro semestre reflete a posição da Majoritária do DCE (De que lado você samba?) e dos setores governistas (UNE) em priorizar as eleições burguesas – marcadas para o semestre seguinte –, tendo um entendimento equivocado e descolando as lutas travadas nas universidades das lutas mais gerais.


Nesse momento a UFRJ, assim como as demais Universidades Federais, vive um momento delicado com a implementação do REUNI de Lula/PT. Diferente de alguns setores do movimento estudantil, nós do movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa achamos que a luta contra o REUNI ainda é a central a ser travada pelo movimento estudantil. Acreditamos que há algum tempo as lutas a serem travadas contra o decreto do REUNI na UFRJ passam por tocarmos as lutas contra a implementação do decreto nas unidades, com isso, elevando o patamar de lutas na Universidade. Nesse sentido, criamos a campanha Revida Minerva, na qual centrávamos a atuação na criação das pautas de reivindicações das unidades, pressionando-as com mobilizações específicas e, a partir daí, tentar unificar esse processo em toda universidade. Nos locais onde temos atuação conseguimos muitas vitórias, como na Escola de Educação Física e Desportos.


A avaliação da atual gestão do DCE se faz necessária! A paralisia do movimento estudantil no período recente é ampliada também pela falta de uma política de enfrentamento ao REUNI. Essa falta de política gerou muitos problemas. Uma gestão de DCE descolada das lutas, atuação superestrutural e alianças com a Burocracia Universitária fizeram com que o movimento estudantil da UFRJ não tivesse um papel tão decisivo como em outros momentos. Nesse sentido ratificamos a necessidade de um DCE como ferramenta fundamental de construção de lutas na Universidade.


A todo esse cenário se soma a necessidade de fazer uma avaliação do movimento estudantil geral. Já identificamos que o velho não nos serve mais e que o novo precisa ser construído. A nossa velha representante, a UNE, além de abandonar a luta dos estudantes passou de mala e cuia para o lado do governo ajudando na implementação das reformas neoliberais para a educação. Do outro lado temos o novo movimento estudantil, que toca as lutas contra os ataques a educação. Por isso, precisamos criar um novo instrumento que potencialize as lutas do movimento estudantil combativo. Recentemente, foi criada a ANEL, que foi propagandeada como uma nova entidade estudantil pelo setor majoritário. Mas há um problema de conteúdo com a ANEL, ela não possui um programa de ruptura com a UNE, e que se coloca como um instrumento de barganha assim como aconteceu em outros fóruns construídos pelo movimento estudantil. Precisamos criar uma Nova Entidade Estudantil pela base e com um programa de ruptura com a UNE.


Diante do grande potencial presente nas lutas estudantis quando bem organizadas e desenvolvidas, chamamos os estudantes a discutir conosco as lutas da UFRJ e a intervenção nas eleições do DCE. Participe das reuniões do movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa:



Reunião EEFD - quinta-feira (10/06), em dois horários > 13:30 e 17:30h
Reunião Praia Vermelha - sexta-feira (11/06) e segunda-feira (14/06), em três horários > 11h, 17h e 19:40h
Reunião CCS - quarta-feira (09/06), horário > 12h
Reunião CT/CCMN -terça-feira (08/06), horário > 12h
Reunião Macaé - segunda-feira (07/06)



Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa



Obs.: Para integrar a chapa, a única documentação solicitada é a CRID - Comprovante de Inscrição em Disciplinas - disponível no SIGA.


Informações: quemvemcomtudonaocansa@yahoo.com.br

Nenhum comentário: