quarta-feira, 31 de março de 2010

Boas-vindas aos Calour@s 2010





O ano letivo de 2010 se inicia com significativo atraso, por conta do autoritarismo do Ministério da Educação ao impor às instituições de ensino superior a utilização do “novo” Exame Nacional do Ensino Médio, que fora adiado num primeiro momento, devido à violação das provas, e não possui NADA de diferente do vestibular como propagado pelo Ministro Fernando Haddad: mantém a lógica meritocrática, desigual e antidemocrática de acesso ao Ensino Superior.

Desde 2007, o Governo Lula/PT tem aumentado a política de ataques à Educação Pública, que na Universidade se materializou pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (REUNI), chantageando as Reitorias com pequenas verbas e alguns novos concursos para Docentes e Técnico-Administrativos, ainda insuficientes para suprir a carência da quantidade que realmente precisamos. Em todo o país, os estudantes se mobilizaram e enfrentaram esses ataques, ocupando Reitorias e organizando grandes manifestações.

Aqui na UFRJ, a situação não foi diferente. Nós, do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, surgido em 2005, não nos cansamos de lutar em defesa da Educação Pública e dos interesses estudantis. Por isso, é preciso aumentar a nossa organização a nível nacional, já que hoje a União Nacional dos Estudantes (UNE) não passa de uma marionete para poupar Lula/PT, fotografando junto a José Sarney e às tropas brasileiras que atacam e massacram trabalhador@s no Haiti.

No caso da Faculdade de Educação (FE), é interesse da Reitoria a transferência para a Cidade Universitária no Fundão, através do Plano Diretor nos marcos do REUNI, transformando nosso campus em um estacionamento privado, hotel-escola e centro de convenções, retirando o caráter de produção de conhecimento da Universidade, situação que apenas a nossa luta pode modificar. Além disso, a luta por melhorias na assistência estudantil (Bandejão na Praia Vermelha, aumento das bolsas, Creche Universitária, transporte inter-campi, Alojamento, etc.) deve estar presente para avançarmos nas conquistas e na universalização do acesso.

Venha nos conhecer e construir o Movimento!
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com/
quemvemcomtudonaocansa@yahoo.com.br


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá,sou caloura de letras pot/lit,só começo no segundo semestre mas me interessei muito pelo movimento e gostaria de saber como faço para participar ativamente deste.
Aguardo resposta de vocês!
Abraços Caroline Martins

Anônimo disse...

MQVCTNC 5 anos...
Abraços Hoefle

Danielle Galante disse...

Seja bem-vinda! Estamos muito felizes com seu comentário! Você pode se manter informada das atividades aqui pelo Blog, pela Comunidade no Orkut e/ou nos passar seus contatos por e-mail: quemvemcomtudonaocansa@yahoo.com.br para um maior diálogo. E Vamos Com Tudo rumo às lutas!
Abraços,
Danielle.